APROXIMAÇÕES ENTRE ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO ETNOGRÁFICO NA PESQUISA E NO APRENDIZADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
Palavras-chave:
Antropologia. Educação. Escola. Teoria. Prática. Etnografia.Resumo
A presente pesquisa nasceu em meio os debates semanais dos alunos participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que atuam na Escola Érico Veríssimo diante suas inquietações e questionamentos diários sobre o universo escolar. Desse modo, através do método etnográfico proponho-me engajar nesse universo de sentido tentando fazer aproximações entre Antropologia e Educação. De tal modo, a buscando compreender as estruturas de funcionamento da escola e seus empasses no processo de aprendizagem do alunos, levando em consideração a posição que ocupo dentro da instituição. Pois, enquanto pibidiana circulo no espaço escolar de forma muitas vezes não reconhecida ou incompreendida. Tal detalhe, fez diferença na forma como abordei a pesquisa, inclusive, rompendo com alguns objetivos iniciais devido dificuldades iniciais de aproximação e de compilação de materiais do diário de campo. O que veio a ser fundamental no aprendizado do que é o método etnográfico, como também, na assimilação de conceitos da antropologia e educação na minha trajetória acadêmica e de futura docente. Fazendo-me repensar a relação entre teoria e prática na formação acadêmica e do aprendizado de modo geral.Downloads
Publicado
02-02-2018
Edição
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.