APROXIMAÇÕES ENTRE ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO ETNOGRÁFICO NA PESQUISA E NO APRENDIZADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

Autores

  • Bruna Luísa Szast Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim.

Palavras-chave:

Antropologia. Educação. Escola. Teoria. Prática. Etnografia.

Resumo

A presente pesquisa nasceu em meio os debates semanais dos alunos participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que atuam na Escola Érico Veríssimo diante suas inquietações e questionamentos diários sobre o universo escolar. Desse modo, através do método etnográfico proponho-me engajar nesse universo de sentido tentando fazer aproximações entre Antropologia e Educação. De tal modo, a buscando compreender as estruturas de funcionamento da escola e seus empasses no processo de aprendizagem do alunos, levando em consideração a posição que ocupo dentro da instituição. Pois, enquanto pibidiana circulo no espaço escolar de forma muitas vezes não reconhecida ou incompreendida. Tal detalhe, fez diferença na forma como abordei a pesquisa, inclusive, rompendo com alguns objetivos iniciais devido dificuldades iniciais de aproximação e de compilação de materiais do diário de campo. O que veio a ser fundamental no aprendizado do que é o método etnográfico, como também, na assimilação de conceitos da antropologia e educação na minha trajetória acadêmica e de futura docente. Fazendo-me repensar a relação entre teoria e prática na formação acadêmica e do aprendizado de modo geral.

Biografia do Autor

  • Bruna Luísa Szast, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim.

    GUSMÃO, N. M. M. Antropologia e educação: Origens de um diálogo. Cadernos CEDES. Cmpinas, v. 18, n. 43, Dez. 1997.

    INGOLD, T. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos. v. 18, n. 37, 2012. p. 25-44.

    LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988.

Downloads

Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa