O ENSINO DOS BIOMAS TERRESTRES MUNDIAIS ATRAVÉS DE ESPÉCIES VEGETAIS CARACTERÍSTICAS
Palavras-chave:
Ensino de Ecologia. Ensino de Ciências. Prática pedagógica.Resumo
O presente resumo descreve uma atividade prática realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio noturno de uma escola da rede pública estadual do município de Cerro Largo, RS. A ideia de se planejar uma atividade sobre os biomas terrestres partindo das características de espécies vegetais se deu, principalmente, pelo fato da interrelação existente entre estas e a importância da compreensão da existência de determinadas características que irão influenciar a distribuição das mesmas nos diferentes biomas. Para isso, foi escolhida uma espécie vegetal característica para cada bioma trabalhado (Deserto, Campo, Floresta Tropical, Floresta Boreal, Tundra e Savana). E, para cada bioma, foi construído um cartaz contendo o nome científico da espécie escolhida e algumas características gerais das plantas que se desenvolvem no mesmo. A identificação do bioma e as características das espécies foram ocultadas no cartaz por tarjas pretas removíveis, objetivando que, com a posterior liberação das características, os alunos fossem capazes de identificar corretamente o bioma ao qual a espécie estava ligada, levando em considerações as características climáticas do mesmo e as necessidades para o desenvolvimento de indivíduos diversificados. Primeiramente, realizou-se uma pequena revisão sobre os biomas terrestres mundiais, destacando-se as características relacionadas com o clima e que poderiam influenciar no desenvolvimento de indivíduos, tanto vegetais quanto animais. Após isso, a turma foi dividida em dois grupos e os cartazes foram fixados no quadro e os grupos deveriam tentar acertar o bioma à qual a espécie pertencia de acordo com as características presentes no cartaz. Podemos perceber que que a utilização de práticas pedagógicas diferenciadas auxiliam no processo de exemplificação de conceitos vistos de forma teórica em sala de aula, uma vez que possibilitam a discussão tanto entre os alunos, quanto entre esses e o professor. O que contribuiu, ainda, na constituição de alunos mais críticos e reflexivos e, do mesmo modo, em aulas mais dialogadas, críticas e reflexivas.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino
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