RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA EM ECONOMIA PARA CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores

  • Reasilva Aurora Alves da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Resumo

Este trabalho busca sintetizar as atividades realizadas ao longo do projeto de monitoria no componente curricular de Economia para Ciências Sociais. As temáticas estudadas no decorrer do período foram os dez princípios da economia, a compreensão econômica de bens e serviços, as relações existentes entre as Leis de oferta e demanda, o entendimento das vantagens comparativas e absolutas, conceito de contas nacionais e o funcionamento da Economia Brasileira nos períodos de 1930 a 1994. A monitoria consiste em reuniões semanais com o professor-orientador, as quais são embasadas por indicações de leituras elencadas previamente, além de encontros regulares com os estudantes que apresentam dificuldades na disciplina. Nesse sentido, após as reuniões são disponibilizados horários flexíveis de acompanhamento para que os alunos que necessitam de auxílio-extra compareçam. Além disso, há alguns horários em que a monitora elabora suas reflexões acerca dos conteúdos e o planejamento das intervenções. Os projetos de monitoria vem se destacando academicamente por sua importância junto à formação tanto dos monitores, quanto dos monitorados. Assim, essa experiência é uma das primeiras da monitora enquanto mediadora do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo na preparação para a futura docência. Apesar disso, o projeto não beneficia apenas uma das partes mas o todo, vemos que as monitorias melhoram as notas dos estudantes nas avaliações, gerando em consequência um baixo índice de reprovação e evasão do componente curricular. Mediante a participação no projeto de monitoria está sendo possível perceber que a profissão de professor é complexa quanto a seu propósito (ensinar) e em relação a sua importância diante do que é ensinado e da maneira como se ensina aos estudantes.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino