EXPERIÊNCIA DO PIBID – DIVERSIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRENO ALVES DOS SANTOS COM O TEMA ORIGEM DA VIDA

Autores

  • Marcos Antonio Mendes Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Laranjeiras do Sul

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma das atividades desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade desenvolvidas no Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos, localizado no Assentamento Ireno Alves dos Santos, Município de Rio Bonito do Iguaçu. Os conteúdos abordados através da oficina são de grande importância no desenvolvimento do conhecimento dos alunos, acerca das teorias que buscaram, ou tentam explicar a origem da vida no planeta terra, visto nesta de maneira mais abrangente, possibilitando a compreensão, interação e desenvolvimento do pensamento crítico acerca do desenvolvimento e evolução do conhecimento cientifico, dos conteúdos estudado.  A oficina ocorreu em sala de aula e decorreu de maneira expositiva (apresentação), utilizando recursos didáticos, como multimídia, power point e lousa, ao final de toda a explicação realizou-se um bingo relativo aos conteúdos abordados. A oficina teve duração de 2 horas/aula para a exposição e mais 1 hora/aula para a aplicação do bingo. Primeiramente foi reproduzido um trecho do filme Noé da Paramount Pictures, onde o personagem central conta a história da criação e são exibidas imagens paralelas com a teoria evolucionista, objetivando levantar a discussão entre os alunos acerca das teorias criacionistas e evolucionistas. Posteriormente foi realizado a explanação utilizando se de apresentação de slides para explicar as principais teorias, apresentar os principais pensadores e seus experimentos que buscavam explicar a origem da vida no nosso planeta. No final da apresentação também foi reproduzido trechos de documentário para ilustrar os principais experimentos que buscaram explicar a origem da vida. Durante a exposição do conteúdo ocorreram por parte dos alunos, alguns comentários e indagações, as quais levantaram discussões que acrescentaram na aprendizagem pois exigiram uma discussão mais profunda sobre alguns temas. A participação, dos mesmos, é um fator importante no processo de ensino aprendizagem tanto para os bolsistas no exercício de futuros professores bem como para a agregação de conhecimento dos alunos. Posteriormente foi aplicado o bingo sobre origem da vida para facilitar a compreensão e interiorização dos conteúdos já estudados. O bingo decorreu de maneira divertida e instigante, dividimos a turma em duplas para que houvesse o diálogo entre os mesmos nas respostas, o que acarretou melhor entrosamento e participação.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino