PIBID: UMA INTERVENÇÃO JORNALÍSTICA ESCOLAR

Autores

  • Bruna Schaefer Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó- SC
  • Karoline Aparecida de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó- SC

Palavras-chave:

PIBID, Jornal, Ensino

Resumo

O trabalho “PIBID: Uma intervenção jornalística escolar” tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada no primeiro semestre do ano de 2016, por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), em uma turma de terceiro ano de ensino médio da E.E.B. Tancredo de Almeida Neves, escola, a qual, é constituída por um grande número de alunos oriundos da classe trabalhadora, e que possuem, muitas vezes, dificuldades financeiras. O projeto relatado (Jornal Mural) buscou intervir no melhor desempenho da escrita dos alunos, a partir do estudo de textos jornalísticos, que são textos que circulam no meio social dos estudantes. Neste processo, os alunos tiveram contato com diversos conteúdos, como leituras e oficinas de produção escrita, assim como, ensinamentos de estruturação e assuntos vinculados a cunho jornalístico. Com isso o projeto esteve inserido na leitura de mundo através da perspectiva dos estudantes (algo muito pouco levado em conta nos dias atuais); “mexeu” com o senso crítico dos estudantes, fazendo com que os mesmos fossem o núcleo principal na divulgação das notícias, afinal, os noticiários avaliados e divulgados estavam presentes cotidianamente nos corredores da escola. Durante a experiência realizada, as dificuldades dos estudantes também foram identificadas e analisadas, sendo que as que mais se destacaram foram as decorrentes do insuficiente conhecimento das noções básicas de escrita e a falta de interesse em aprender e realizar as atividades propostas. Decorrente destas questões, foi necessário encaminhar as aulas objetivando corrigir determinadas falhas e suprir as dificuldades dos alunos, e, a melhor forma encontrada para alcanças este proposito foi ministrar aulas dinâmicas e com intervenções culturais inovadoras, pois o desinteresse dos alunos em relação a aulas tradicionais é evidente.

Downloads

Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino