COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO JOSÉ MARTÍ: CONSTRUÇÃO CONTÍNUA DA PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA E A PERSPECTIVA DE AVANÇO

Autores

  • Karoline Bueno Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Alex Verdério Universidade Federal da Fronteira Sul Campus laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Projeto Político-Pedagógico, Educação do Campo, Colégio Estadual do Campo José Martí, MST,

Resumo

Resumo: O relato aborda o processo de pesquisa para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul. A pesquisa tem por tema de estudo a realidade do Colégio Estadual do Campo José Martí. Estabelece como objetivo, analisar a conquista do Colégio pela Comunidade e o movimento contínuo de elaboração de sua proposta político-pedagógica, no contexto de luta do MST e de afirmação prático-teórica da Educação do Campo. Tem por objetivos específicos: rememorar e sistematizar a história de luta e conquista do Colégio junto a Comunidade; refletir sobre o debate acerca da Educação do Campo e a Educação no MST; relatar e analisar o processo contínuo de elaboração da proposta político-pedagógica do Colégio, em conexão com o debate da Educação do Campo. Tem por metodologia, a pesquisa bibliográfica, a observação e entrevistas junto à realidade pesquisada. A pesquisa está em andamento, mas já permite delinear como apontamentos preliminares: o desacordo da prática da escola com atual Projeto-Político Pedagógico; a proposta oficial não é orientada pelos princípios da Educação do Campo; há pouca inserção dos sujeitos frente a atual proposta pedagógica; existem alguns espaços de participação que necessitam ser potencializados; a reformulação do Projeto Politico-Pedagógico que num primeiro momento colocou-se como exigência externa, na sequencia é assumida como oportunidade de voltar-se para uma proposta pedagógica adequada a realidade; coloca-se como perspectivas uma educação voltada a cultura e a realidade do campo, proposta a ser construída na efetiva participação dos sujeitos. A monografia será estruturada em três capítulos. O primeiro abordará a história do Colégio em conexão com o processo de constituição da Comunidade. O segundo capítulo focará a proposta pedagógica do MST e a Educação do Campo. O terceiro e último capítulo aprofundará a análise do Projeto Político-Pedagógico em diálogo com as perspectivas dos sujeitos e os fundamentos da Educação do Campo.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico. Educação do Campo. Colégio Estadual do Campo José Martí.  MST.

Biografia do Autor

  • Karoline Bueno, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
    Acadêmica do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo- Ciências Sociais e Humanas
  • Alex Verdério, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus laranjeiras do Sul
    Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Pesquisa