COLÉGIO CHICO MENDES: UMA ANÁLISE DE SUA TRAJETÓRIA HISTÓRICA NO ÂMBITO DA LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Fabiana Gonçalves de Souza Claudio UFFS - Campus Laranjeiras do Sul
  • Alex Verdério UFFS - Campus Laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Luta, Direito, Educação, Conquista

Resumo

Resumo: Tendo por referencia a trajetória histórica do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes, localizado no Assentamento Celso Furtado, no município de Quedas do Iguaçu, Região Centro-Sul do Paraná, o presente escrito compreende o relatório da pesquisa em desenvolvimento, vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da UFFS, Campus de Laranjeiras do Sul. A pesquisa tem por objetivo geral, a sistematização histórica do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes a partir da análise da luta pelo direito à educação no contexto do MST e as perspectivas sobre a escola a partir dos sujeitos que a constitui – Comunidade Assentada, Professores e Educandos. Para que o objetivo seja alcançado, no âmbito dos procedimentos metodológicos para produção dos dados de análise, estão sendo realizadas tanto a pesquisa bibliográfica, como a pesquisa empírica. Da mesma forma, está sendo considerada a experiência vivida junto à realidade pesquisada. A sistematização da monografia proposta se estruturará em três capítulos: o primeiro intitulado – Assentamento Celso Furtado e a luta pelo direito à educação; o segundo focará a política pública de Educação do Campo e a luta pela construção da escola do campo no referido Assentamento; o terceiro e último capítulo abordará a construção do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes em diálogo com as perspectivas dos sujeitos que o constituem. O interesse pela pesquisa é fruto da participação no processo de luta pela terra, de conquista do Assentamento e da Escola. Neste contexto de lutas, o estudo sobre o Colégio Chico Mendes revela-se pela importância dele ter sido a primeira Escola Itinerante a ser reconhecida no Estado do Paraná, sendo que, da mesma forma, toda a trajetória do Colégio foi e continua sendo palco de muitas lutas e conquistas. Os elementos apresentados permitem contribuir com uma reflexão, buscando uma analise sobre a trajetória histórica, que dá base para um processo de formação movido pela luta coletiva. Neste contexto, destacam-se questões profundamente vinculadas às raízes dos sujeitos. Se para compreender uma prática de educação é preciso uma retrospectiva então é preciso considerar o movimento da história que antecede e que continuará depois. Refletir sobre a trajetória vivenciada pelo Colégio Estadual do Campo Chico Mendes, dentre outros fatores, possibilita dar visibilidade a sujeitos, agentes históricos, muitas vezes esquecidos. No processo de pesquisa já desencadeado e em andamento, verifica-se como apontamentos preliminares: alguns elementos que se colocam como centrais no processo de conquista e consolidação do Assentamento e do Colégio e o direito a educação; as percepções sobre o processo de construção da estrutura física do Colégio; os desafios que se apresentam com a conquista da nova estrutura física; as perspectivas postas na realidade do Colégio; a participação dos sujeitos (Comunidade, Educandos, Equipe Pedagógica) no processo educacional.

Biografia do Autor

  • Fabiana Gonçalves de Souza Claudio, UFFS - Campus Laranjeiras do Sul
    Academica do curso de Educação do Campo: CSH
  • Alex Verdério, UFFS - Campus Laranjeiras do Sul
    Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Laranjeiras do Sul e doutorando em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado a Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Ensino.  Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia e ao Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas e Práticas de Educação.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Pesquisa