UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS NO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA

Autores

  • Daniel Marsango Universidade Federal da Fronteira Sul Campus- Campus Cerro Largo
  • Rafael Tolffo
  • Rosemar Ayres Santos

Palavras-chave:

Práticas educativas CTS. Experimentação. Ensino de Física.

Resumo

A construção do princípio da conservação de energia levou cerca de 200 anos, essas pesquisas fizeram que a energia se tornasse um dos princípios físicos mais complexos e que posteriormente permitiu a elaboração da primeira lei da termodinâmica. Durante anos, vários pesquisadores buscaram estabelecer uma relação entre energia na forma de calor e trabalho, mas foi somente com James Prescott Joule, que foi estabelecida mais precisão para esta relação. Em seus estudos Joule baseou-se na dissipação de energia na forma de calor provocado por um filamento, quando este era percorrido por uma corrente elétrica, então surge a ideia de efeito Joule, um fenômeno que nos permite compreender como o chuveiro, a torneira elétrica, o ferro elétrico e outros dispositivos eletrônicos funcionam. Com intuito de problematizar e demostrar o fenômeno do efeito joule experimentalmente, discutindo situações e problemas reais na Educação Básica com enfoque CTS associado às instalações elétricas, desenvolvemos uma prática educativa experimental com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Essa seguiu metodologicamente na perspectiva dos três momentos pedagógicos, divididos em problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O aparato experimental constituiu-se por resistores (Lâmpadas incandescentes), cabos jacaré e banana, amperímetro, voltímetro, multímetro e fontes de alimentação de 12V. Assim, os estudantes se deparam com um problema instigante, nesse caso, “Como o efeito joule pode influenciar na potência dos eletrodomésticos, instalação e consumo de energia de uma residência?” e procuraram apresentar hipóteses e soluções através da construção de circuitos em série e paralelo buscando compreender sua relação com efeito joule. Assim, entendemos que as realizações de atividades experimentais contribuem na problematização de fenômenos e auxilia no ensino de Física e Ciências, pela qual educadores e educandos podem perceber em situações concretas fenômenos do seu mundo vivido. Diante disso, cabe ressaltar que o efeito joule que transforma energia elétrica em térmica devido à resistividade do filamento elétrico, ao ser problematizado na Educação Básica, permite aos educadores contribuir com uma formação de qualidade, possibilitando aos estudantes o auxílio ao direito a aprender e se desenvolver. Podendo exercer a tão discutida cidadania e atuar em seu mundo vivido.

Biografia do Autor

  • Daniel Marsango, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus- Campus Cerro Largo
    Cursa Licenciatura em Física na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) , Campus Cerro Largo. Bolsista do Programa de Educação Tutorial, programa PETCiências, tem pesquisado a inter-relação ciência tecnologia,sociedade e ambiente,(CTS,CTSA)

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino