MONITORIA ACADÊMICA DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL - A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA VIVÊNCIA À DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Ensino superior. Modelos didáticos. Medicina Veterinária. Estudo.Resumo
As monitorias em diferentes componentes curriculares têm exercido importante contribuição para a formação dos estudantes nos cursos onde é ofertada, dessa maneira a disponibilidade de um monitor permite propiciar experiências que motivem os alunos à fixação de conhecimento, articulando ensino, pesquisa e extensão. A monitoria “Vivência no ensino da Patologia Clínica Veterinária (2016)”, objetivou promover a melhoria na aprendizagem dos discentes no Componente Curricular de Diagnóstico Laboratorial Veterinário; permitir ao aluno monitor a vivência na área da docência superior; estudo aprofundado para interpretação de exames laboratoriais e seleção de casos clínicos para serem trabalhados com os alunos do componente. As atividades de monitoria contaram com a presença do monitor nas aulas teóricas e atividades práticas em laboratório, nas quais permitiu-se a visualização da interdisciplinaridade da patologia clínica veterinária, constatou-se a importância de exames laboratoriais para um diagnóstico correto, e dessa maneira sua aplicação em todo o curso. Fora do horário das aulas foram realizados atendimento nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Realeza / PR, principalmente na sala de aula da 6ª fase, no ano de 2016, do curso de Medicina Veterinária conforme a disponibilidade dos alunos matriculados na disciplina e conforme suas dúvidas de conteúdo teórico ou prático, realizado semanalmente. Além disso, foi realizado acompanhamento das aulas práticas pelo monitor, auxiliando nas atividades, totalizando 12 horas semanais de disponibilidade à monitoria. Para efetuar a fixação de conhecimento e prática dos alunos, elaborou-se questionários, acompanhou-se aulas práticas e teóricas, aplicou-se novas técnicas de aprendizagem como no modelo didático de coleta de sangue artificial, leitura de lâminas e interpretação de exames de hemograma, bioquímica clínica, urinálise, líquidos cavitários e no auxílio em correção de trabalhos acadêmicos. As propostas se concretizaram, os alunos tiveram diversos horários disponíveis para sanar suas dúvidas sobre o conteúdo, os resultados obtidos foram positivos no desempenho dos graduandos que tiveram ajuda nas aulas práticas. Desta maneira conclui-se que monitoria acadêmica contribui de forma positiva para a formação dos estudantes, possibilitando a melhoria nos níveis do aprendizado, caracterizado pela taxa de aprovação que chegou a 80%, entre os 44 alunos matriculados e entre os alunos reprovados apenas 15% foram por nota, além de permitir ao aluno monitor a vivência na área da docência superior e aprofundamento dos conhecimentos na área de Patologia Clínica Veterinária.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino
Licença
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