O JOGO COMO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM:O RELATO DE UMA POSSIBILIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Liliane Beux Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
  • Luana Lira Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim

Referências

CABRAL, Marcos Aurélio. A utilização de jogos no ensino de matemática. 2006. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

CHAVES, Eni Fátima De Souza. O Lúdico e a Matemática. 2009. 39 p. Monografia apresentada ao Curso de licenciatura em matemática da Faculdade Pedro II. Belo Horizonte, 2009.

COSTA, Jane Dos Santos. Aplicações de jogos e desafios para o ensino de matemática nas séries iniciais. 2011. 47 p. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia, UFSCar. São Carlos, 2011.

FORTUNA, Tânia Ramos. A formação lúdica docente e a universidade: contribuições da Ludobiografia e da Hermenêutica Filosófica. Porto Alegre: UFRGS, 2011. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35091/000793590.pdf?sequence=1> Acesso em: 28 jun. 2017.

PCN de 1a a 4a série – Parâmetros Curriculares Nacionais: fáceis de entender. Revista Nova Escola Edição Especial. São Paulo: Abril.

PEREIRA, Emanuella Filgueira. O jogo no ensino e aprendizagem de matemática. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, [entre 2010 e 2017]. 6 p.

SARMENTO, Alan Kardec Carvalho. A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de matemática. Piauí: UFPI, 2010. 12 p.

ZORZAN, Adriana Loss. Metodologia para o ensino da matemática. Erechim/RS: EdiFAPES, 2004.

Downloads

Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa