RELATO DE ATIVIDADE REALIZADA NO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA PROFESSOR CANDOCA TÃNHPRÁG FIDÊNCIO
Palavras-chave:
PIBID-DIVERSIDADE. Ensino. Escola Indígena.Resumo
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID DIVERSIDADE tem como um dos principais objetivos contribuir na formação inicial de docentes através da inserção dos estudantes no contexto escolar. Um modo efetivo de inserção é desenvolver de atividades de caráter formativo, por meio de atividades práticas e pedagógicas vinculadas aos conteúdos da disciplina de Ciências ministrada pelo professor supervisor. Estas atividades têm o intuito de contribuir para um melhor aprendizado da turma. O local de atuação deste grupo Pibid é o Colégio Estadual Indígena Professor Candoca Tãnhprág Fidêncio – EFM, localizado no município de Nova Laranjeiras. As atividades relatadas neste trabalho foram realizadas com a turma do 7º ano, abordando o tema Reino fungi, o qual consta no PDT de ensino do colégio. O método utilizado para esta atividade se deu da seguinte forma: 1) confecção de um jogo sobre a temática trabalhada; 2) Foi trabalhado em sala de aula primeiramente a parte teórica sobre o Reino fungi, em seguida apresentado o jogo da memoria contendo varias informações sobre o conteúdo. 3) além de trabalhar o conteúdo teórico em sala de aula, o grupo Pibid buscou envolver os alunos em uma atividade prática fora da sala de aula com o intuito de relacionar teoria e prática, um fator necessário para a aprendizagem do aluno. Para isso os alunos foram levados a fazer um passei aos arredores da escola tentando observar os possíveis fungos existentes. O jogo aconteceu da seguinte forma , foi confeccionado varias cartas de papel , no tamanho de cartas de baralho, e foi separa em duplas , uma cor o desenho do fungo e a outra com as informações do fungo, no total foram feitas 20 duplas de cartas, em seguida foi levado aos alunos para fora da sala de aula para jogar o jogo no patio da escola. Foi dividida a sala de aula em dois grupos de 6 alunos cada , os acadêmicos explicaram o jogo e ficaram do lado para dar assistência a eles enquanto jogavam. Com essa atividade observamos que os alunos tiveram uma melhor compreensão sobre o conteúdo se mostrando como uma atividade de grande importância para fixação do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.