FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Ângela Maria Fabiane Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Kátia Teresinha Ryl
  • Letícia da Cunha

Palavras-chave:

Formação docente, Língua portuguesa, Aprendizagem, Anos iniciais.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a formação do professor na área de Língua Portuguesa, percebendo sua metodologia no ensino para o desenvolvimento cognitivo do aluno. O objetivo em questão é verificar como a formação do professor influencia ou não na aprendizagem da Língua Portuguesa. A metodologia teve como base a aplicação de um questionário enviado às escolas dos municípios de Estação/RS, Gaurama/RS e Getúlio Vargas/RS, bem como a utilização do aporte teórico dos autores relacionados à Língua Portuguesa, tais como Possenti (1999), Geraldi (1999,2001) Antunes (2003) e Lorenzato (2010), que ressaltam a importância da aprendizagem na sala de aula e que a didática e os conteúdos sejam trabalhados de forma clara pelos professores em suas salas de aula, mantendo coerência dos conteúdos aplicados e observando que o seu aluno tem conhecimentos adquiridos antes de sua entrada na escola.   Percebeu-se, através da análise de dados, que os professores entrevistados têm como prioridade a leitura para a evolução do aluno no processo de aprendizagem, bem como utilizar as metodologias aprendidas na graduação, fazendo a mediação entre os conhecimentos e os alunos, conforme o ano correspondente, a partir da sua própria formação como pedagogo. Também, verifica-se um trabalho cotidiano com os conteúdos de leitura, oralidade, produção textual e gramática, oportunizando o aluno oportunidade de vivenciar essas aprendizagens ao longo do ano letivo. A formação docente se dá de modo positivo na aprendizagem do aluno, por meio do trabalho relatado sobre esses quatro eixos de ensino. Acredita-se que esse tema vem ao encontro das necessidades didáticas escolares e da importância das pesquisas e estudos acadêmicos.

 

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 3. Ed. São Paulo: Ática, 1999-2001.

LORENZATO, Sergio. Investir em sua formação. In: _____. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associadas, 2010. p. 11-13.

POSSENTI, S. Por que (não) Ensinar Gramática na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa