USO DE JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO E ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA GINCANA DOS SENTIDOS

Autores

  • Gênifer Erminda Schreiner Universidade Federal de Fronteira Sul Cerro Largo
  • Daniele Bremm Universidade Federal de Fronteira Sul Cerro Largo
  • Susana Weyh Wammes Universidade Federal de Fronteira Sul Cerro Largo
  • Eduarda da Silva Lopes Universidade Federal de Fronteira Sul Cerro Largo
  • Marisa Both Universidade Federal de Fronteira Sul Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal de Fronteira Sul Cerro Largo

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, Aprendizagem, Jogos Pedagógicos.

Resumo

Atualmente os desafios encontrados pelos professores são cada vez maiores, indo desde a falta de infraestrutura de algumas instituições até a falta de interesse por parte dos alunos. Para tentar contornar este último problema se recomendam diferentes estratégias de ensino, com aulas mais dinâmicas e que promovam, além da maior interação do aluno com o seu próprio processo educacional, o interesse dos jovens na busca e investigação. Pensando nisso propomos a aplicação de uma atividade alternativa com os 24 alunos do 8º ano de uma escola pública de Cerro Largo, foi pensada como sendo um jogo, ou gincana dos sentidos, que tinha como objetivo provocar a curiosidade pelo ambiente que nos cerca além de ressaltar a importância do estudo dos órgãos dos sentidos. Primeiro o Jogo dos Sentidos foi aplicado às meninas e depois aos meninos, para evitar maiores tumultos, para a sua realização os alunos se dividiram em grupos, e deveriam escolher um representante diferente para executar cada uma das provas, o número de integrantes em cada grupo foi pensado para que todos os alunos participassem de pelo menos uma prova. Estas foram elaboradas buscando desafiar os cinco sentidos, na prova voltada à visão, foram mostradas imagens de artistas famosos borradas, e de animais camuflados, para pontuar o representante do grupo deveria identifica-los, na da audição foram colocadas melodias de músicas, ou seja, sem a letra, para que eles descobrissem de qual canção se tratava. Na atividade do paladar os representantes foram vendados e experimentaram alimentos, tendo que adivinhar o que estavam provando, no tato e no olfato os alunos também foram vendados, e deveriam adivinhar o que estavam tocando ou cheirando, respectivamente. Ao final foi promovida uma breve discussão, por meio de questões, sobre a importância dos sentidos e sua função, quando questionados se percebem no dia a dia a importância dos sentidos, dois dos alunos confessaram que não. Sobre qual sentido consideravam mais importante, onze, dos vinte e quatro alunos, apontaram a visão como resposta, provavelmente por ser o sentido cujo uso é mais percebido por nós, nenhum apontou a importância do olfato, por exemplo, que é um sentido complementar do paladar, e importante para a obtenção de alimento. Outros exemplos de sentidos importantes mas os quais não recebem seu verdadeiro valor são o tato e a audição, empatados com três citações em terceiro lugar, o tato é um sentido vital na sobrevivência, pois sem ele a utilização de instrumentos de todo tipo seriam muito difícil, e a audição é vital para a segurança, algo apontado por um aluno. Ao fim todos afirmaram que gostaram muito da atividade, justamente por proporcionar reflexões por meio do entretenimento, característica próprias do jogo em si, e afirmaram que todos terem a oportunidade de participar de alguma das atividades foi muito importante, sem contar que este prazer também foi atribuído pela nossa decisão de não dar nenhum prêmio à equipe vencedora, o que não contribuiu para casos de grande competitividade, aspecto que deve ser assistido durante atividades deste tipo.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino