EVASÃO ESCOLAR: ANÁLISE TEÓRICO-CRÍTICA ACERCA DAS MOTIVAÇÕES DA EVASÃO
Palavras-chave:
Evasão escolar. Escola. Educação básica, CotidianoResumo
Diversos estudos a nível nacional, a exemplo da pesquisa: Motivos da Evasão Escolar, desenvolvida com apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do programa Todos Pela Educação (TPE), indicam que cerca de 40% dos estudantes evadidos não estão na escola pela falta de interesse. Esse dado chama atenção e nos motiva a ampliarmos as leituras sobre as diversas motivações para a evasão escolar na educação básica. Para grande parte da população brasileira, a educação é entendida como primordial para o desenvolvimento social e a superação das desigualdades sociais. No entanto, a educação no Brasil ainda enfrenta diversos obstáculos para o alcance de sua qualidade e efetividade e um dos maiores problemas enfrentados é, ou está, de alguma maneira, associado à evasão escolar. Diante desse cenário, o propósito desse trabalho é, inicialmente, problematizar algumas questões pertencentes à estrutura social onde a educação básica se assenta. Nesse sentido, o trabalho busca desnaturalizar a ideia de que o “fracasso escolar” ou a evasão é um problema do indivíduo, buscando explicações da conjuntura social que contribuem para que isto aconteça. A metodologia do estudo, centrada no caráter bibliográfico e documental, contribui para a análise teórico-crítica sobre a temática em questão. Para este momento, os referenciais que dão embasamento às reflexões propostas se concentram em alguns conceitos desenvolvidos por autores como Pierre Bourdieu, Marília Sposito e Michel Foucault. Com base nos resultados decorrentes de pesquisas locais e nacionais sobre a evasão escolar, e nas teses defendidas por esses autores, o presente estudo propõe uma investigação sobre o assunto, por dentro e por fora da escola. Ou seja, a intensão é perceber como e em que medida as experiências do cotidiano dos estudantes da educação básica motivam a evasão escolar. Fazer uma análise teórico-critica de uma realidade “já conhecida”, porém, pouco esclarecida, é um desafio que nos ocupará um período de tempo significativo, debater os caminhos da pesquisa em um evento como este, será de grande valia para os propósitos do estudo.Downloads
Publicado
14-02-2018
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa
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