EVASÃO ESCOLAR: ANÁLISE TEÓRICO-CRÍTICA ACERCA DAS MOTIVAÇÕES DA EVASÃO

Autores

  • Kátia Aparecida Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Claudecir Dos Santos UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Evasão escolar. Escola. Educação básica, Cotidiano

Resumo

Diversos estudos a nível nacional, a exemplo da pesquisa: Motivos da Evasão Escolar, desenvolvida com apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do programa Todos Pela Educação (TPE), indicam que cerca de 40% dos estudantes evadidos não estão na escola pela falta de interesse. Esse dado chama atenção e nos motiva a ampliarmos as leituras sobre as diversas motivações para a evasão escolar na educação básica.  Para grande parte da população brasileira, a educação é entendida como primordial para o desenvolvimento social e a superação das desigualdades sociais. No entanto, a educação no Brasil ainda enfrenta diversos obstáculos para o alcance de sua qualidade e efetividade e um dos maiores problemas enfrentados é, ou está, de alguma maneira, associado à evasão escolar. Diante desse cenário, o propósito desse trabalho é, inicialmente, problematizar algumas questões pertencentes à estrutura social onde a educação básica se assenta. Nesse sentido, o trabalho busca desnaturalizar a ideia de que o “fracasso escolar” ou a evasão é um problema do indivíduo, buscando explicações da conjuntura social que contribuem para que isto aconteça.  A metodologia do estudo, centrada no caráter bibliográfico e documental, contribui para a análise teórico-crítica sobre a temática em questão. Para este momento, os referenciais que dão embasamento às reflexões propostas se concentram em alguns conceitos desenvolvidos por autores como Pierre Bourdieu, Marília Sposito e Michel Foucault. Com base nos resultados decorrentes de pesquisas locais e nacionais sobre a evasão escolar, e nas teses defendidas por esses autores, o presente estudo propõe uma investigação sobre o assunto, por dentro e por fora da escola. Ou seja, a intensão é perceber como e em que medida as experiências do cotidiano dos estudantes da educação básica motivam a evasão escolar. Fazer uma análise teórico-critica de uma realidade “já conhecida”, porém, pouco esclarecida, é um desafio que nos ocupará um período de tempo significativo, debater os caminhos da pesquisa em um evento como este, será de grande valia para os propósitos do estudo.

Biografia do Autor

  • Kátia Aparecida Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela UFFS - campus Chapecó.

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na UFF - campus Chapecó

    Professora de Sociologia na rede pública estadual de SC

  • Claudecir Dos Santos, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
    Professor no Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - (UFFS), e no curso de Ciências Sociais - Campus Chapecó.

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Publicado

14-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa