EDUCAÇÃO SEXUAL: O JOGO DA MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Thamires Luana Cordeiro Universidade Federal da Fronteira Sul-Cerro Largo.

Palavras-chave:

Ensino

Resumo

A adolescência é considerada atualmente como um período no qual o indivíduo passa por uma pluralidade de transformações, é um momento onde o sujeito se distancia dos comportamentos da infância e passa a ter autonomia sobre as suas ações e responsabilidades. A escola é um dos responsáveis por manter os alunos informados sobre assuntos do cotidiano e é de extrema importância trabalhar com a temática educação sexual em sala de aula para contribuir no desenvolvimento dos indivíduos, para que assim sejam sensibilizados a ter responsabilidades e cuidados relacionados a vida e a saúde sexual. A atividade foi desenvolvida com uma turma do 1° ano do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública, do município de Cerro Largo/RS, no primeiro semestre do ano letivo de 2017, em um processo colaborativo entre bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e uma supervisora. No primeiro momento fizemos perguntas norteadoras sobre algumas DST aos alunos e distribuímos entre eles algumas questões elaboradas em papel, como, o que é DST, quais seus sintomas, suas causas e tratamentos (ficou a par querer responder ou não) notamos que no primeiro momento em que aplicamos as perguntas aos alunos, muitos não sabiam alguns conceitos e outros optaram por não responder, a minoria que respondeu acertou parcialmente, em seguida exibimos alguns slides digitais para a compreensão de conceitos e visualização de imagens relacionadas às doença, em seguida utilizamos como estratégia de ensino um jogo da memória adaptado com imagens relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis (DST) durante o jogo alguns alunos sabiam onde estavam os pares de cartas, mas optaram por não acertar, entretanto após a supervisora citar que valeria nota, os alunos começaram a acertar e atividade ficou mais interessante, no final da aula fizemos novamente as perguntas feitas no primeiro momento e os resultados foram bastantes satisfatórios. A experiência em sala de aula foi bastante interessante, uma vez que os alunos puderam observar a pluralidade de doenças sexualmente transmissíveis que existem e entender os conceitos e métodos de prevenção, houve uma melhora no número de alunos respondendo e acertando as perguntas que foram aplicadas em relação ao primeiro e o segundo momento da aula, o número de acertos foi bastantes satisfatórios para todos os envolvidos na atividade.          Ficou evidente que o auxílio da aula prática do jogo didático para aplicar os conceitos teóricos foi de extrema importância porque os alunos eram os sujeitos da ação, onde através do ‘’jogo da memória’’ podiam visualizar imagens com descrições teóricas para facilitar na fixação do conteúdo.

 

Palavras-chave: DST. JOGO. RECURSO DIDÁTICO.

Biografia do Autor

  • Thamires Luana Cordeiro, Universidade Federal da Fronteira Sul-Cerro Largo.
    Ciências Biológicas.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino