PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM PANIFICADOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA EM RIO BONITO DO IGUAÇU/PR

Autores

  • Jonathan Barbosa dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Laranjeiras do Sul/PR
  • Matheus Andrade Ataide Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Laranjeiras do Sul/PR
  • Leonardo Hauschildt Machado Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Laranjeiras do Sul/PR
  • Felipe Gabriel Dos Passos Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Laranjeiras do Sul/PR
  • Vinicius Sachet Pazzini Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Laranjeiras do Sul/PR
  • Ceyça Palerosi Borges Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Laranjeiras do Sul/PR

Palavras-chave:

Gestão Estratégica. Marketing. Panificados.

Resumo

Com os atuais padrões de globalização e competitividade do mercado, torna-se necessário a utilização de ferramentas como a gestão estratégica em todos os ramos e segmentos do mercado. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um planejamento estratégico no setor de marketing na área de panificados em uma cooperativa localizada no município de Rio Bonito do Iguaçu/PR. Para atender ao objetivo proposto neste trabalho, optou-se pela pesquisa aplicada, utilizando o método qualitativo e exploratório a fim de compreender o ambiente externo na qual a empresa está inserida e o ambiente interno organizacional. A pesquisa de campo foi realizada através da observação direta e questionários, tendo como base amostral a população de Laranjeiras do Sul/PR e Rio Bonito do Iguaçu/PR. Os questionários permitiram compreender as demandas do mercado consumidor regional no setor de panificados com seus stakeholders, como também analisar o ambiente interno da cooperativa estudada. Na análise dos dados, as 5 forças de Porter, permitiram a avaliação e identificação das principais variáveis que exercem influência positiva e ou negativa na organização. A matriz FOFA (SWOT), possibilitou a análise dos pontos fortes e fracos da cooperativa e as oportunidades e ameaças do mercado. Após o cruzamento dos dados o quadrante que mais se destacou foi Fraquezas X Oportunidades, demonstrando que o ambiente externo é propício, contudo a cooperativa possui muitos pontos fracos no seu ambiente interno, não sendo capaz de desfrutar da boa fase do mercado. Para a escolha das estratégias a serem estabelecidas na cooperativa estudada, foi utilizada a matriz Ansoff, especificamente a estratégia de crescimento através do desenvolvimento de produto, onde a lógica dominante é estabelecer a criação de um novo mix de produtos e lançá-los em um mercado atual, sendo um conceito fundamental à inovação. Após a escolha da estratégia a ser seguida, foram definidas os seguintes planos de ação: implementar a gestão de marketing, afim de tratar de variáveis referentes à relação da organização com seus clientes; adaptação da estrutura organizacional, para melhorar o ambiente de trabalho e investir em gestão de pessoas; praticar ações de cunho socioambiental, usando embalagens biodegradáveis e fomentando o mercado de orgânicos. Em meio à todos os desafios enfrentados na condução desta pesquisa, destaca-se a falta de informações sobre o atual estado da cooperativa, a displicência e ausência da colaboração dos gestores em relação ao fornecimento das informações referentes a cooperativa e a dificuldade ao acesso no local onde a cooperativa está situada. Porém, vale destacar que enquanto acadêmicos, enfrentar dificuldades para conseguir elaborar um trabalho, possibilitou maior experiência de aprendizagem, por vivenciar situações práticas conectando o ambiente acadêmico com o profissional.

 

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Publicado

13-09-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino