PROPOSTA DE ENSINO DIFERENCIADA NO ESTUDO DA ESTEQUIOMETRIA

Autores

  • Giulia Engroff Bratz Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Vanessa Radies Neunfeld Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Rosangela Ines Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo

Palavras-chave:

Ensino de Química. PIBID. Experimentação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre uma atividade/modalidade didática realizada sobre estequiometria em uma turma do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, município de Cerro Largo/RS. Tal atividade realizada com os alunos foi possível devido à inserção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Química na escola, constituindo a interligação com a universidade. O conteúdo da estequiometria foi mediado pelas bolsistas e professora supervisora do PIBID, sendo um dos conteúdos de Química em que os alunos do Ensino Médio apresentam muitas dificuldades para a aprendizagem. Dessa maneira, buscamos através do uso da experimentação propor uma atividade diferenciada, com a intenção de potencializar compreensões acerca dos conceitos envolvidos. O uso da experimentação em aulas de Química tem potencial para relacionar teoria e prática, bem como as atividades cotidianas dos alunos aos conceitos escolares de Química aprendidos em aula. Neste sentido, nos desafiamos a fazer um experimento demonstrativo com material utilizado no cotidiano, a exemplo do antiácido estomacal chamado bicarbonato de sódio (NaHCO3), água e materiais de uso no laboratório como béquer e balança semi-analítica. Por meio do questionamento mediamos à atividade prática em busca da construção do conhecimento dos cálculos estequiométricos, os quais foram feitos para calcular a quantidades de substâncias que participaram da reação química (NaHCO3 (aq) + H3C6H5O7 (aq) a partir das quantidades pesadas. Para o procedimento, pesamos a massa inicial e final, as quais foram anotadas. Na sequência, escrevemos no quadro a reação ocorrida, bem como fizemos questionamentos aos alunos sobre a equação estar ou não balanceada. Para a realização do cálculo estequiométrico, calculamos a massa de bicarbonato de sódio contida no comprimido. Dessa maneira, aplicamos a regra de três entre as quantidades estequiométricas da reação do bicarbonato de sódio com o ácido a respeito dos dados experimentais.

Assim começamos a trabalhar os conceitos, questionando os alunos sobre o gás que estava sendo liberado na reação durante a efervescência. A maioria dos grupos disse que era o gás carbônico. O gás carbônico (CO2) foi produzido na reação do bicarbonato de sódio (NaHCO3) com o ácido cítrico (H3C6H5O7), geralmente presente nos comprimidos efervescentes, ou seja, o produto da reação foi o dihidrogenocitrato de sódio (NaH2C6H5O7) + H2O (l) + CO2 (g). Enfim, os questionamentos realizados na aula prática instigaram os estudantes a discutirem em grupo, visto o compartilhamento das ideias, concepções e pensamentos quanto aos conhecimentos adquiridos com a atividade teórico-prática.

Biografia do Autor

  • Giulia Engroff Bratz, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo

    Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre uma atividade/modalidade didática realizada sobre estequiometria em uma turma do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, município de Cerro Largo/RS. Tal atividade realizada com os alunos foi possível devido à inserção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Química na escola, constituindo a interligação com a universidade. O conteúdo da estequiometria foi mediado pelas bolsistas e professora supervisora do PIBID, sendo um dos conteúdos de Química em que os alunos do Ensino Médio apresentam muitas dificuldades para a aprendizagem. Dessa maneira, buscamos através do uso da experimentação propor uma atividade diferenciada, com a intenção de potencializar compreensões acerca dos conceitos envolvidos. O uso da experimentação em aulas de Química tem potencial para relacionar teoria e prática, bem como as atividades cotidianas dos alunos aos conceitos escolares de Química aprendidos em aula. Neste sentido, nos desafiamos a fazer um experimento demonstrativo com material utilizado no cotidiano, a exemplo do antiácido estomacal chamado bicarbonato de sódio (NaHCO3), água e materiais de uso no laboratório como béquer e balança semi-analítica. Por meio do questionamento mediamos à atividade prática em busca da construção do conhecimento dos cálculos estequiométricos, os quais foram feitos para calcular a quantidades de substâncias que participaram da reação química (NaHCO3 (aq) + H3C6H5O7 (aq) a partir das quantidades pesadas. Para o procedimento, pesamos a massa inicial e final, as quais foram anotadas. Na sequência, escrevemos no quadro a reação ocorrida, bem como fizemos questionamentos aos alunos sobre a equação estar ou não balanceada. Para a realização do cálculo estequiométrico, calculamos a massa de bicarbonato de sódio contida no comprimido. Dessa maneira, aplicamos a regra de três entre as quantidades estequiométricas da reação do bicarbonato de sódio com o ácido a respeito dos dados experimentais.

    Assim começamos a trabalhar os conceitos, questionando os alunos sobre o gás que estava sendo liberado na reação durante a efervescência. A maioria dos grupos disse que era o gás carbônico. O gás carbônico (CO2) foi produzido na reação do bicarbonato de sódio (NaHCO3) com o ácido cítrico (H3C6H5O7), geralmente presente nos comprimidos efervescentes, ou seja, o produto da reação foi o dihidrogenocitrato de sódio (NaH2C6H5O7) + H2O (l) + CO2 (g). Enfim, os questionamentos realizados na aula prática instigaram os estudantes a discutirem em grupo, visto o compartilhamento das ideias, concepções e pensamentos quanto aos conhecimentos adquiridos com a atividade teórico-prática.

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Publicado

25-08-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino