O JULGAMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Estela Aparecida Damião Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Mayara Bruna Saugo Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

PCC. Dom Casmurro. Seminário. Obra literária. Leitura e ensino. Literatura

Resumo

O texto literário é cheio de elementos e imagens diversas, capazes de chamar a atenção de cada leitor de uma maneira diferente. Os textos de Machado de Assis têm grande importância no quadro cultural e literário. Suas histórias são carregadas de elementos que despertam a curiosidade dos leitores e incentivam a análise. Justamente por possuir essas características, o romance Dom Casmurro é alvo frequente de estudos. E apesar de sua popularidade entre as análises literárias, há sempre uma imagem nova que pode ser encontrada na sua história, que dá origem a um novo estudo e tão cativante quanto todos os que existem até então. Histórias como a do romance Dom Casmurro são ricas em elementos que cativam o leitor, prendem sua atenção e proporcionam novas experiências. Em nossa leitura não foi diferente. Ao adentrar nesse universo que é descrito por Bentinho, percebemos a presença de um constante julgamento, os quais não partem apenas de Bentinho sobre Capitu, mas também de outros personagens, como José Dias que logo no início do romance julga Capitu como “desmiolada”, sugerindo não ser uma boa companhia para o menino.Após perceber a imagem do julgamento, decidimos utilizá-la como objeto de estudo para a realização deste trabalho. Essa ideia nos faz questionar o porquê de haver tanto julgamento presente em toda a obra. Levando em consideração a época em que o romance foi lançado, pensamos que esse julgamento era constante para a conduta da mulher – nesse caso Capitu – perante à sociedade. Assim, percebemos a possibilidade de se fazer um plano de ensino a partir dessa concepção de “julgamento” presente na obra “Dom Casmurro”, considerando que isso pode chamar a atenção dos estudantes e levá-los a se interessar pela leitura da obra. Ao procurar os momentos em que o “julgamento” aparece, estamos analisando a obra e adentrando em seu enredo, isso envolve o

leitor e, acreditamos, é uma excelente oportunidade de conseguir uma efetiva formação de leitores.

Biografia do Autor

  • Estela Aparecida Damião, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica do curso de letras português e espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó.
  • Mayara Bruna Saugo, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica do curso de letras português e espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó.

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Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino