ENSINO DE CIÊNCIAS: IMAGENS COMO RECURSO PARA O ESTUDO DOS BIOMAS BRASILEIROS
Palavras-chave:
Ecologia. Identificação. Biomas.Resumo
Foi desenvolvida uma atividade, realizada no ensino fundamental, para reforçar as características dos principais biomas brasileiros, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Amazônico, utilizando-se de imagens, que permitem uma melhor visualização das características que os identificam. Esta estratégia utilizada para apresentar aos alunos os biomas e suas características, para que estes consigam identificá-los por suas características: relevo, vegetação, biodiversidade. A biologia, por ser uma disciplina que envolve diversos conceitos complexos, acredita-se ser importante decorar os conceitos, mas decorar é um processo diferente de aprender, é preciso entender, o centro dessa atividade era fazer com que os estudantes refletissem sobre o que ouviam e visualizavam, tomassem decisões em grupo. Para desenvolver a atividade foram formados grupos na sala, e confeccionadas placas de identificação com características dos biomas contendo juntamente uma espécie característica deste bioma, e outras folhas foram distribuídas nos grupos contendo imagens dos seis biomas, em cada grupo dois biomas estava selecionado. As placas com características foram distribuídas para alguns alunos, que fizeram a leitura dessas, enquanto em grupos, os demais a partir das imagens dos biomas, deviam associar e designar este colega para o determinado grupo que representava esse bioma. Ao passo que cada aluno acabava de ler sua placa, os grupos discutiam sobre qual decisão tomar, quando o faziam, eram questionados, mesmo que estivessem corretos, se estavam convictos da decisão tomada, foi um momento de provocar um desiquilíbrio, ao provocar este estado, o indivíduo busca saber mais, auxiliando na construção do conhecimento, a associação das imagens com as características provocou uma reestruturação do aprendizado sobre esse conteúdo. Durante a atividade os alunos tiveram participação ativa em todos os momentos, demonstrando-se satisfeitos por estarem participando de uma atividade diferente, no momento após a atividade, foi dada ênfase na importância dos biomas para todos, nesse momento foi possível abordar também outros temas relacionados. As imagens foram importantes, pois notou-se um grande interesse por parte dos alunos, que ao analisar as imagens, associaram diretamente com as características que estavam sendo lidas, facilitando a compreensão, o entendimento do conteúdo e conceitos, a atividade foi uma ótima forma de retomar os conceitos já vistos em aula, como foi visto após a atividade com a aplicação de algumas questões sobre o que foi demonstrado na atividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.