FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E AS DIFICULDADES NA ÁREA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Roberta Schmith Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
  • Cássia Bruna da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Cristiane Fátima Alberti Ribeiro da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Rhuane Cristine Salles Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Zoraia Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Palavras-chave:

Formação docente. Obstáculos. Primeiros anos.

Resumo

O presente trabalho tem como tema a formação de professores em Língua Portuguesa para o trabalho nos anos iniciais. Parte-se da problematização sobre como o Curso de Licenciatura em Pedagogia pode contribuir para o trabalho com Língua Portuguesa nos anos iniciais. Com isso, objetiva-se de forma geral identificar a maneira pela qual a formação inicial contribui nas práticas em sala de aula nos anos iniciais. Como procedimento metodológico, foi elaborado um questionário com perguntas sobre a formação inicial em relação às metodologias utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa em sala de aula por professores dos anos iniciais. Este questionário foi acompanhado por um termo de consentimento, o qual foi assinado e respondido pelos professores. O caminho metodológico para obter os dados necessários para a elaboração do trabalho foi uma pesquisa de campo realizada a partir de um questionário que continha onze questões. Esse questionário foi aplicado com 10 professores dos anos iniciais em escolas públicas do município de Erechim/ RS consideradas escolas periféricas. A partir das respostas, foi feita uma pesquisa bibliográfica para a elaboração do trabalho. Como aporte teórico, foi buscado sustentação em Nóvoa (2015, 2017), Kimura et. al (2012), Possenti, (2006), André (2014), Gatti (2017), Lorenzato (2010), Antunes (2003). A partir dos resultados obtidos na pesquisa, foi possível concluir que a formação inicial não está dando a base necessária para atuação em sala de aula nos anos iniciais, pois muitas universidades não estão investindo nos saberes da prática do fazer pedagógico. Na questão da Língua Portuguesa, foi possível perceber que muitas das professoras entrevistadas estão usando de métodos tradicionais na sala de aula, fazendo com que suas aulas se tornem pouco atrativas e diversificadas.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa