MONITORIA EM ANATOMIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Morfologia humana.Resumo
A monitoria é, de modo geral, uma oportunidade para o acadêmico desenvolver habilidades inerentes à oratória, para aprofundar os conhecimentos de um componente específico da sua formação, e, sobretudo, transmitir experiências aos colegas aos quais estão sendo monitorados. Contribuir, neste caso, para o processo de ensino-aprendizado é uma via de mão dupla, o monitor é beneficiado assim como o monitorado. É importante destacar que a monitoria integra o tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão – possibilitando uma experiência de articulação entre a teoria e a prática. Além disso, estimula a criatividade por meio da formulação de técnicas e metodologias de ensino, como também aumenta a responsabilidade e a maturidade profissional. Este resumo tem por objetivo relatar a experiência do projeto de monitoria em “Anatomia Humana – O estudo do corpo humano macroscopicamente e microscopicamente através de desenvolvimento de estratégias de aprendizado e formação complementar” realizado por discentes de enfermagem e de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, o qual se encontra vinculado ao PROGRAD, aprovado no edital 001/ACAD–CH/UFFS/201. O trabalho desenvolvido consistiu em acompanhar os acadêmicos em seus estudos de laboratório, executar dinâmicas lúdico-pedagógicas para fixação dos conteúdos, desenvolver aulas de revisão dos sistemas abordados de acordo com o plano de ensino, orientar o desenvolvimento de mapas mentais e desenhos esquemáticos, praticar simulados práticos de pré-avaliação, bem como questionários em forma de Quiz. As dinâmicas lúdico-pedagógicas, como a de memorização, em grupo, das estruturas dos sistemas, possibilitaram aos acadêmicos uma forma diferenciada de fixação, além de promover momentos de descontração e criação de vínculos de amizade. As aulas de revisão consistiram em sintetizar de maneira clara e objetiva as principais funções e estruturas dos conteúdos – sistema locomotor, digestório, endócrino, sensorial e neurológico. A estratégia por meio de desenhos esquemáticos se demonstrou eficaz para a consolidação do conhecimento, uma vez que o aprimoramento da habilidade manual para realização do traçado facilitou a compreensão dos acidentes anatômicos da estrutura estudada. O desenvolvimento de mapas mentais, por sua vez, foi outra estratégia utilizada para facilitar o estudo dos sistemas, haja vista a dinamicidade e a objetividade para a sua a construção, além de permitir a inserção de discussões sobre curiosidades clínicas acerca de cada sistema estudado. Os simulados práticos se apresentaram eficazes para o preparo do acadêmico à prova prática, sobretudo em reduzir a ansiedade e o nervosismo. Indubitavelmente, a monitoria possibilita uma experiência de articulação entre a teoria e a prática, bem como, proporciona uma troca de conhecimentos entre professor, monitor e acadêmicos. É possível vivenciar um trabalho docente, trivial, mas de grande importância para o processo de ensino-aprendizagem do estudante monitor, além de estreitar a relação entre professor e estudante, permitindo ao monitor a possibilidade de evidenciar sua vocação para educador.
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