UM RESGATE CULTURAL ATRAVÉS DA LITERATURA
Palavras-chave:
Ensino e GraduaçãoResumo
Resumo: Este resumo tem por objetivo relatar uma proposta de ensino desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo – RS, sendo aplicada aos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em uma das escolas participantes do projeto. Trabalhamos a crônica “A bola”, de Luis Fernando Veríssimo. O plano de ensino foi ministrado por dois bolsistas do PIBID. Na elaboração do plano, nos baseamos na proposta de Letramento Literário de Rildo Cosson, que é composta por quatro etapas denominadas “motivação”, “introdução”, “leitura” e “interpretação”. Na motivação, brincamos com os alunos de dança da cadeira e morto-vivo. Depois disso, conversamos sobre jogos antigos e atuais, perguntando a eles se conheciam as diversas brincadeiras que estávamos praticando, se jogavam ainda, o porquê é importante brincar, e se eles teriam alguma proposta de entretenimento mais antigo para realizarmos. Na introdução, apresentamos o autor, Luís Fernando Veríssimo, perguntando se o conheciam e se já haviam tido contato com outros textos do escritor. Na segunda etapa, realizamos a leitura três vezes: uma silenciosa, outra em voz alta com todos alunos e a última em forma de teatro. Depois da compreensão por parte dos alunos com o que queríamos que eles refletissem sobre a crônica, passamos às atividades de interpretação, conduzidas de forma oral e reflexiva, sempre resgatando o porquê da importância daquela preservação cultural que estávamos fomentando em sala de aula. Como produção, solicitamos que os alunos fizessem uma entrevista com uma pessoa de mais de 50 anos de idade a respeito de brincadeiras antigas. Dentre as perguntas, deveriam constar como eram essas brincadeiras, quem brincava, se eles gostavam, qual a importância delas, etc. A entrevista foi apresentada em forma de cartaz ou leituras audiovisuais com slides e vídeos. Com todo esse trabalho, não só percebemos o distanciamento da cultura popular por parte dos adolescentes atualmente, mas também conseguimos, através da literatura, resgatar um pouco dela. A atividade realizada foi muito proveitosa, proporcionando momentos de reflexão e novos conhecimentos, tanto por parte dos alunos como por parte dos pibidianos. A experiência oportunizada pelo PIBID em sala de aula é muito importante tanto para fomentar nossa autocrítica quanto para aprendermos com os alunos em diferentes aspectos: cultural, reflexivo e prático. Dessa forma, percebemos o que poderíamos mudar em sala de aula para aprimoramento do ensino, um dos aspectos fundamentais para futuros professores.
Palavras-chave: Cultura Popular. Crônica. PIBID. Letramento Literário. Ensino.
Referências
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.
VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva 2011.
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