AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFFS – CAMPUS ERECHIM
Palavras-chave:
Pesquisa CientíficaResumo
Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. A pesquisa consiste numa investigação a respeito dos impactos da avaliação externa do Ensino Superior na estrutura e na organização dos processos e das práticas no Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Erechim/RS. Para a realização do projeto, foi feita uma revisão de literatura nos estudos de alguns autores, dentre eles Akkari (2011), Bittencourt & Morosini (2015), Chaui (2003) e Pereira (2014) na intenção de analisar o que já foi publicado sobre o tema. Além disso, foi feita uma pesquisa na internet nos últimos 10 anos, a partir dos descritores “Avaliação – Institucional – Universidade” disponíveis no Portal OASIS, a fim de verificar o Estado de Conhecimento das publicações recentes. Por fim, será feita uma análise documental nos instrumentos de autoavaliação utilizados no Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Erechim/RS. Os estudos preliminares apontam que os mecanismos de avaliação atuais interferem nas práticas docentes, calando muitas vozes que poderiam ser úteis para provocar mudanças nas políticas de avaliação externa e de autoavaliação institucional, fruto da pressão dos órgãos internacionais sobre as políticas públicas no Brasil em virtude do processo de internacionalização da educação. As publicações também apontam que não há uma forma neutra de avaliar as instituições e, tampouco, haverá uma atuação docente isenta de interferências, uma vez que esses processos estão interligados. Portanto, o resultado da avaliação institucional não será um reflexo genuíno das práticas de ensino.
Palavras-Chave: Avaliação externa. Ensino Superior. Pedagogia. UFFS.
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