EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: ENSINO E REFLEXÃO DA PRÁTICA EM LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Ramunielly Bonatti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Janete Dos Santos Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza

Palavras-chave:

Ensino

Resumo

O presente artigo pretende refletir acerca da prática docente realizada em uma escola pública do município de Ampére, no primeiro ano do CELEM (Centro de Ensino de Língua Estrangeira Moderna). A experiência é oriunda do estágio curricular supervisionado obrigatório em Língua Espanhola II, do Curso de Letras Português/ Espanhol - licenciatura, da   Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza. O  estágio como componente curricular promove a  possibilidade de ampliar o campo de estudo e investigação sobre a prática docente. Ainda, propicia ao professor em formação inicial o contato com as instituições de ensino e futuro local de trabalho, desta forma leva a pensar a práxis docente. Este trabalho visa compartilhar a experiência das acadêmicas e  promover um debate acerca do ensino de espanhol a partir da literatura, mais precisamente do gênero conto.  A experiência  que será relatada ocorreu em formato de oficina, com duração de quatro horas aula. A temática proposta pela professora regente da turma foi “partes da casa”. Desta forma, pensou-se em trabalhar com o conto de Julio Cortázar, “Casa Tomada”, buscando refletir e analisar a estrutura do conto, os personagens, o enredo, e consequentemente, as partes da casa. O aporte teórico que norteia este trabalho, são os textos discutidos durante as aulas do componente curricular “Fundamentos teórico metodológicos do ensino de língua espanhola”, como Encina Alonso com os livros “Cómo ser profesor/a y querer seguir siéndolo?” (1994), “Soy profesor/a 1 – aprender a enseñar: los protagonistas y la preparación de clase.”(2012). Ainda, Arno Giovannini, com “Profesor en acción 1: el proceso de aprendizaje”. Também com os Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira (1998). Durante o processo de formação, percebeu-se que o trabalho com o texto literário promove um aprendizado prazeroso para os alunos, pois propicia a fruição e o gosto pela língua alvo e literatura de língua espanhola.



Biografia do Autor

  • Ramunielly Bonatti, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

    Acadêmica do curso de licenciatura em  Letras- Português e Espanhol, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza (UFFS). Bolsista no Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência (PIBID), voluntária no Centro de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (CELUFFS).

  • Janete Dos Santos Ribeiro, Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza
    Sou graduanda em Letras Português e Espanhol licenciatura, pela Universidade Federal Fronteira Sul, pibidiana

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino