OS DEBATES PRODUZIDOS SOBRE A INFÂNCIA NA I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO DE SANTA CATARINAOS DEBATES PRODUZIDOS SOBRE A INFÂNCIA NA I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO DE SANTA CATARINA
Palavras-chave:
História e Historiografia da educação, Infância na Primeira República, Fontes primárias.Resumo
O presente texto sintetiza os resultados do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia defendido no primeiro semestre de 2017 na Universidade Federal da Fronteira Sul. A pesquisa desenvolvida buscou identificar os debates acerca da infância na I Conferência Estadual de Ensino Primário em Santa Catarina (I CEEP - SC) realizada de julho a agosto de 1927, na cidade de Florianópolis. Para isso, realizamos um levantamento historiográfico sobre o tema e analisamos importantes fontes primárias produzidas naquela ocasião, quais sejam, os Annaes que englobam o Regimento Interno, Actas, Theses e Pareceres. Constatamos a pouca visibilidade da I CEEP-SC, uma vez que no banco de teses e dissertações da CAPES, encontramos apenas um trabalho que tratava desse tema. Analisamos os grupos de trabalhos da Anped Nacional e Anped Sul, localizando apenas dois trabalhos que tratavam do tema. Por meio desse levantamento, encontramos apenas três trabalhos específicos sobre a Conferência, sendo que nenhum deles teve como foco de análise a infância. Na Primeira República a infância passa a ser vista, progressivamente, como uma fase essencial de formação do cidadão brasileiro, um cidadão saudável, laborioso, alfabetizado e civilizado. A I CEEP-SC ocorre naquele contexto de transformação da nação brasileira, quando a infância é entendida como peça fundamental nesse processo de ordenação de novas condutas sociais. Nesse sentido, buscou-se compreender os debates sobre a infância na I CEEP-SC, bem como identificar as teses apresentadas na Conferência, mediante as fontes primárias produzidas naquele evento. Concluimos, que na esteira do debate nacional, o debate regional foi fundamentalmente marcado pelas preocupações higienistas, bem como pelo processo de nacionalização e reformulação dos padrões educacionais do país. Os debates realizados na I CEEP-SC se voltavam para a disseminação de ideais e propostas de remodelação da instrução no estado, assumindo como pressuposto que só se conseguiria elevar o estado ao “padrão nacional” incutindo na criança, no início de sua infância, estes preceitos higienistas e de valores morais e cívicos, esta os aprenderia e os compartilharia em seus lares, gerando assim o tão desejado progresso da nação brasileira.
Referências
BRASIL. Lei Imperial de 15 de outubro de 1827. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/leis/lim/LIM-15-10-1827.htm>. Acesso em 09 de mar. de 2017.
DARRÓZ, Lis Amanda; SCHELBAUER, Analete Regina. A trajetória do método analítoco para o ensino da leitura no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 25, p.75 –85, mar. 2007 - ISSN: 1676-2584. Disponível em:<http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/25/art07_25.pdf>. Acesso em 01 de jun. de 2017.
GUIMARÃES. Orestes. “O ensino de trabalhos manuais nas escolas primárias e complementares”. In: COSTA, M. J. S. S.; SHENA, D.; SCHMIDT, M. A. (Orgs). I Conferência Nacional de Educação. Brasília: INEP, 1997, pp. 354-367.
SANTA CATARINA. Annaes da 1ª Conferência Estadual de Ensino Primário. Florianópolis, 31 de julho de 1927. Florianópolis, 31 de julho de 1927, pp 176-570. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101115>. Acesso em 15 de set. de 2016.
SANTA CATARINA. Regulamento das Escolas Complementares do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 11 de julho de 1911, p. 5. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1816>. Acesso em 01 de jun. de 2017.
Referências Bibliográficas
AURAS, Gladys Mary Teive. O professor paulista Orestes Guimarães e a modernização da instrução pública catarinense (1911-1918).Cadernos de História da Educação, n. 6, jan./dez. 2007. p.107-120. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/276>. Acesso em dez. de 2016.
FIORI, Neide Almeida. Aspectos da evolução do ensino público: ensino público e política de assimilação cultural no Estado de Santa Catarina nos períodos Imperial e Republicano. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1991.
FREITAS, Marcos Cézar de, BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
GONDRA, José. A Emergência da Infância. I Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias.Tendências e Desafios Contemporâneos (UFJF, 25 a 27/9/08). Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000100010&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 10 de fev. de 2017.
GONDRA, José. “Modificar com brandura e prevenir com cautela”: racionalidade médica e higienização da infância.In: FREITAS, Marcos C e KUHLMANN Jr., Moysés (Orgs). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
HOELLER, S. A. O. Discursos sobre modernidade para a escola primária: primeira conferência estadual do ensino primário (Santa Catarina, 1927) e primeiro congresso de instrução primária (Minas Gerais, 1927). In: 36ª Reunião Nacional da Anped, 2013, Goiânia – GO, 2013. p. 1-6. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt02_2820_texto.pdf>. Acesso em dez. de 2016.
HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira. Escolarização da infância catarinense: a normatização do ensino público primário (1910-1935). In: 34ª Reunião Anual da ANPED Associação Nacional em Pesquisa Educacional: Educação e justiça social, 2011, Natal. Anais da 34ª Reunião Anual da ANPED. Associação Nacional em Pesquisa Educacional: Educação e justiça social, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT02/GT02-631%20int.pdf>. Acesso em 20 de dez. de 2016.
HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira; DAROS, Maria das Dores. Trabalhos manuais no ensino primário e no ensino profissional para a construção da nação laboriosa: proposições de Orestes Guimarães e Corinto da Fonseca – Brasil, anos de 1920. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014, p. 01-14. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1324-0.pdf>. Acesso em dez. de 2016.
KULMANN JR, Moysés. A circulação das idéias sobre a educação das crianças;Brasil, início do século xx. In: FREITAS, Marcos C e KUHLMANN Jr., Moysés (Orgs). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
KUHLMANN JR., Moysés; MAGALHÃES, Maria das Graças Sadi. A Infância nos Almanaques: Nacionalismo, Saúde e Educação (1920-1940). Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.327-350. abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000100016>. Acesso em 10 de fev. de 2017.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: História e memória. Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990, p. 462- 473. Disponível em: <http://memorial.trt11.jus.br/wp-content/uploads/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf>. Acesso em dez. de 2016.
LIMA, Ana Laura Godinho; RODRIGUES, Flávia Sílvia. O governo da família e da infância:um estudo a partir da legislação e da literatura pedagógica.III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ /Eixo6/399.pdf>. Acesso em: 12/01/2017
LOPES, Jader Janer Moreira.Estandartes de identidade: o lugar da infância na decoração das escolas. In: 27ª Reunião Anual da Anped, CAXAMBU/MG, 2004. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/gt07/p076.pdf>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2017.
MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. História da Ciência: Objetos,Métodos e Problemas. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 305-317, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n2/10.pdf>. Acesso em: 04 de abr. de 2017.
MELO, José Joaquim Pereira. Fontes e Métodos: sua importância na descoberta das heranças educacionais. In: COSTA, Célio Juvenal Costa; MELO, José Joaquim Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo. (Orgs.)Fontes e Métodos em História da Educação. Dourados, MS: Ed.UFGD, 2010, p. 13-34. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-16.pdf>. Acesso em dez. de 2016.
MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA/UFSC. Oswaldo Rodrigues Cabral. Disponível em: <http://museu.ufsc.br/2013/10/04/evento-comemora-os-110- anos-de-nascimento-de-oswaldo-rodrigues-cabral/>. Acesso em 04 de abr. de 2017.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. - 3 ed.- São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
NOSELLA, Paolo.As Pesquisas Sobre Instituições Escolares: o método dialético marxista de investigação. In: João Carlos da Silva; Paulino José Orso; André Paulo Castanha; Lívia Diana rocha Magalhães. (Org.). História da Educação: arquivos, instituições escolares e memória histórica. 1ed.Campinas-São Paulo: Alínea, 2013, v. 1, p. 49-64.
OSWALDO RODRIGUES CABRAL. Disponível em:<http://emprofoswaldocabral.blogspot .com.br/>. Acesso em 04 de abr. de 2017.
ROCHA, Eloisa Acires C. Crianças e infâncias: uma categoria social em debate. In: III Congresso de Arte e Educação. Blumenau, 2002. Acesso em 10 de fev. de 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/10152>. Acesso em dez. de 2016.
RODRIGUES, Marly. O Brasil na década de 1920. 3ª edição, Editora e autora Marly Rodrigues, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.mem.com.br/Dec_1920.pdf>. Acesso em 22 de mar. de 2017.
SAVIANI, Demerval. Breve histórico sobre fontes para a História da Educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 28-35, ago. 2006.Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art522e.pdf>. Acesso em dez. de 2016.
SCHEIBE, Leda; VALLE, Ione. Ribeiro. A formação dos professores no Brasil e em Santa Catarina: do normalista ao diplomado na educação superior. In: NASCIMENTO, Antonio; HETKOWSKI, Tania Maria. (Org.). Memória e formação de professores. 1ª ed. Salvador: EDUFBA, 2007, v. 1, p. 257-272. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-16.pdf>. Acesso em dez. de 2016.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Infância Sol do Mundo: A primeira Conferência Nacional de Educação e a construção da infância brasileira. Curitiba, 1927. Curitiba, 1997. Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/24581/T%20-%20SCHMIDT%2C%20MARIA%20AUXILIADORA%20MOREIRA%20DOS%20SANTOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em dez. de 2016.
SILVA, Vera Lucia Gaspar da.Vitrines da República: Os Grupos Escolares em Santa Catarina (1889-1930). 1 ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2006, v. , p. 179-190. Disponível em:<http://www1.udesc.br/arquivos/idsubmenu/2317/4.grupos_escolares.pdf>.
TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Apropriações da Reforma Orestes Guimarães na cultura escolar da escola Normal Catarinense (1911- 1935). In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, Londrina, 2010. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2010/Curriculo_e_Saberes/Trabalho/12_49_31_APROPRIACOES_DA_REFORMA_ORESTES_GUIMARAES_NA_CULTURA_ESCOLAR_DA_ESCOLA_NORMAL_CATARINENSE__(1911-1935).PDF>. Acesso em Acesso em 20 de dez. de 2016
TOMÁS, Catarina. Paradigmas, imagens e concepções da infância em sociedades mediatizadas. Media & Jornalismo, 2007, pp. 119-134. Disponível em: <http://200.144.189.42/ojs/index.php/mediajornalismo/article/view/5797/5252>. Acesso em: 10 de fev. de 2017.
UJIIE, Nájela Tavares; PIETROBON, Sandra Regina Gardacho. Considerações acerca do movimento a favor da infância no brasil: final do século xix e início do século xx. PublicatioUEPG, v. 16, n. 2, 2008
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.