A DESVALORIZAÇÃO DO EDUCADOR E SUA REPRESENTAÇÃO PERANTE A SOCIEDADE NA MÍDIA JORNALÍSTICA
Palavras-chave:
Professor. Mídia. Representação do educador. Desvalorização.Resumo
Resumo: O presente trabalho trata da representação do professor pela mídia jornalística perante a sociedade com relação a sua (des) valorização. A pesquisa objetiva analisar e problematizar a maneira como a mídia jornalística trata e representa o (a) professor (a) para a sociedade, com relação ao seu papel na educação e na sociedade, quanto a sua desvalorização e aos fatores que contribuem para que ela ocorre bem como os desafios da profissão docente nesse contexto. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir de análise documental de 28 edições do jornal Correio do Povo do período de 04 de outubro a 22 de novembro do ano de 2016. A pesquisa justifica-se, pois, em um momento de crise educacional e de alta desvalorização dos (as) professores (as), estes são duramente criticados diariamente, tanto pela sociedade de um modo geral e pelos próprios alunos, quanto pela mídia televisiva e jornalística, que preferem apresentar muito mais o lado negativo desses profissionais. Nesse sentido, procuramos identificar nos documentos analisados como a mídia retrata a sua visão do profissional professor (a) em suas publicações, no sentido da (des)valorização deste (a), muitas vezes reforçando a visão estereotipada e pejorativa do (a) professor (a), desqualificando seu trabalho e seus saberes e atribuindo a ele (a) a má qualidade da educação. Os resultados indicam que, por maior que seja o número de notícias relacionadas à educação, poucas abrangem ou enfatizam o trabalho dos (as) professores (as), fato que ocorre no âmbito nacional. Às poucas notícias que retratam o tema em foco refletem uma situação de insegurança vivenciada pelos (as) professores (as), evidenciando que o conjunto de situações vividas afeta a qualidade de vida docente, podendo prejudicar sua vida pessoal e profissional. Contudo, convêm ao leitor fazer sua análise das notícias para que possa construir suas próprias críticas no contexto ao qual está inserido.
Referências
AGUIAR, Paulo. Reforma do Ensino Médio: E o Professor? Diário de Pernambuco, Pernambuco, 19 nov. 2016. Disponível em < http://www.diariodepernambuco.com.br/>
BRASIL. Constituição (1988). Proposta de Emenda à Constituição n°241, de 15 de junho de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal. Disponível em: http://www.camara.gov.br/
BRASIL. Medida provisória n° 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br>
BRASIL. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: 2007b.
BRASIL. MEC. Plano Nacional de Educação-Lei n°13.005, de25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providencias. 2014. Disponível em: < http://planalto.gov.br/ccivil_03_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>
CARISSIMI, A.C.V. TROJAN, R.M. A valorização do professor no Brasil no contexto das tendências globais. Jornal de políticas educacionais. n° 10 . Ago - Dez de 2011. p. 57–69.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (Brasil). Professores no Brasil ganham menos que outros profissionais com a mesma formação. Brasília, 2016. Disponível em < http://www.cnte.org.br/
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Capítulo 3).
MEDRADO, Benedito. “Homens na arena do cuidado infantil: imagens veiculadas pela mídia”. In__: ARILHA, Margareth; RIDENTI, Sandra G. Unbehaum; MEDRADO, Benedito (Orgs.). Homens e masculinidades: outras palavras. São Paulo: ECOS/Editora 34, 1998. p. 145-162.
ROSA, Simone Medianeira. VESTENA, Rosemar de Fatima. Trabalho de Pesquisa _UNIFRA. Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.