A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ALFABETIZADOR NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gabriela Hoffmann Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Ivone Snicheloto Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Franciele Langoski Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Tania Berlanda Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Zoraia Aguiar Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Palavras-chave:

Ambiente alfabetizador, Trabalho pedagógico, Estratégia de aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa apresenta como tema norteador a influência do espaço da sala de aula no processo de alfabetização. Sendo assim, se considera que o espaço alfabetizador, organizado geralmente pelo professor no início do ano letivo, através de cartazes temáticos, desde então delimita a criatividade das crianças. Essas, ao chegarem ao espaço, já o encontram preparado, sentindo-se visitantes. Nesse sentido, julga-se necessário obter o envolvimento delas, pois serão os sujeitos que frequentarão diariamente o espaço. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa foi verificar se a organização dos espaços da sala de aula alfabetizadora influencia nos processos de ensino e de aprendizagem, problematizando se o espaço alfabetizador é um meio facilitador do processo de alfabetização. Além disso, essa pesquisa apresenta uma diferenciação entre os termos espaço e ambiente alfabetizador, discutindo como esses conceitos possuem significados diferentes, demonstrando que, na prática, são indissociáveis e contribuem no processo de alfabetização. Os procedimentos metodológicos apresentam como base as respostas de um questionário respondido por quatro professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino dos munícipios de Erechim/RS e Marcelino Ramos/RS. O estudo analisa, além disso, registros fotográficos de algumas salas de aula das professoras entrevistadas. O aporte teórico tem por base os estudos de Teberosky & Colomer (2003); Teixeira & Reis (2012); Serodio (2015); Ferro (2013); Checconi (2016). Os resultados da pesquisa apontam que as professoras reconhecem a importância de planejar e organizar o espaço alfabetizador e consideram que o mesmo precisa ser aconchegante e acolhedor. Sendo assim, como fonte de inspiração para organização dos seus espaços da sala de aula, essas professoras utilizam os conhecimentos acadêmicos adquiridos no processo de formação inicial, bem como sites/blogs disponíveis na internet. Percebeu-se também que a influência do espaço na aprendizagem da criança se dá através da motivação, instigação e curiosidade, e isso desperta o interesse de aprender de cada sujeito. Conclui-se que a organização do espaço é um dos fatores facilitadores no processo de alfabetização, pois estimula a aprendizagem, desde que as crianças sejam protagonistas na organização desse espaço.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa