USO DO FILME WALL-E COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Ferramentas didáticas, Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Ensino de Ecologia, TICs.Resumo
A utilização do cinema como instrumento pedagógico no ensino de Ciências tem se mostrado uma ferramenta didática que possibilita romper com o paradigma da escola tradicional, permitindo que o ambiente de sala de aula seja mais dinâmico e agradável, aproximando os conceitos estudados ao cotidiano dos alunos. O presente trabalho tem por objetivo relatar um conjunto de aulas, as quais foram realizadas com uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública, no município de Cerro Largo – RS. Nestas, trabalhamos conceitos de poluição, através do uso do filme Wall-E, para tanto, utilizou-se um questionário com quatro questões referente ao filme, as quais foram entregues anteriormente ao seu início, tendo como intuito focalizar a atenção dos alunos para o tema proposto. Também foi requerido aos alunos, ao final da aula, para que eles fizessem um relato escrito que abordasse os conceitos de poluição visualizados por eles quando assistiram o filme. Foram analisados recortes textuais do questionário e recortes textuais do relato escrito. Avaliou-se a concordância dos conceitos abordados na escrita dos alunos, com o que se trabalhou durante as aulas. Na escrita dos alunos pode-se perceber conceituações corretas, como por exemplo, na escrita do aluno 6, quando aborda uma das funções do robô Wall-E no filme, que era a reciclagem, conforme o recorte textual: “Eva tentou montar novamente Wall, com as ferramentas que ele tinha reciclado. Monta aqui, monta alí, até que Eva consegue montar Wall novamente, primeiro não deu mas depois Wall voltou!, Eva ficou muito feliz os humanos cuidaram bem do planeta Terra e tudo voltou ao normal”. Quando o aluno relata que “Eva tentou montar novamente Wall, com as ferramentas que ele tinha reciclado”, ele está trazendo o conceito de reciclagem, que é a seleção de materiais que tem potencial de ser reutilizado, diminuindo assim a quantidade de lixo no ambiente e o impacto ambiental. Já o aluno 3 traz o conceito de poluição de maneira mais objetiva e elaborada, remetendo-a como fonte causadora de doenças conforme o Recorte textual 3: “Poluição é uma coisa ruim, ela pode nos transmitir muitas doenças, entre elas, muitas levam à morte”, apropria-se ainda de termos como “reutilizar” e “economizar”, que foram abordados em estudos anteriores, destacando a importância da reciclagem para o Planeta, assim também como no Recorte textual 4: “[...] para evitar elas, precisamos reutilizar, economizar, cuidar do meio ambiente”. Assim, foi possível constatar que o uso do filme em sala de aula permitiu uma melhor significação dos conceitos estudados, contribuindo assim, no processo de ensino e na aprendizagem dos alunos envolvidos.Referências
FERREIRA, G. R. A. M.; SILVA, D. M. V. ; PITA, Sandra Lúcia . INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD.. In: CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2016, Águas de Lindoia. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.