INICIAÇÃO A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA MONITORIA DE QUÍMICA GERAL

Autores

  • Leonardo Khaoê Giovanetti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Luciano Tormen Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Formação acadêmica. Retenção. Ensino.

Resumo

O alto índice de reprovação em componentes curriculares (CCR) do ciclo básico e em casos mais graves a evasão dos discentes é uma realidade no âmbito universitário. Esse fato ocorre por diversos motivos, como: falta de interesse do discente, falta do hábito de estudo, abstrações, falhas na assimilação do conteúdo, carência na formação anterior ao ensino superior, entre outros, o que torna o desenvolvimento acadêmico do discente muitas vezes complexo. O CCR de Química Geral, torna-se muitas vezes, dificultoso na vida do acadêmico, todavia, essa dificuldade pode ser vencida com dedicação e acompanhamento do discente por docentes ou monitores. Desta maneira, a vivência universitária é fundamental para o enriquecimento de conhecimento teórico-prático-cientifico, sendo que a monitoria apresenta importância pedagógica tanto ao monitor quanto aos discentes que  estão cursando o CCR do qual a monitoria é ofertada, e oferecendo desde o início mais uma oportunidade de aprendizado dos conteúdos expostos em sala, mas com uma abordagem didática diferente e muitas vezes mais simplificada, dado a abordagem “discente-discente”, ampliando as discussões sobre os conteúdos de Química, no âmbito acadêmico e profissional de cada curso trabalhado. Desta maneira, objetiva-se aqui, apresentar as experiências da prática de monitoria do CCR de Química Geral, ministrada aos cursos de Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Alimentos realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul – PR, no decorrer do primeiro semestre letivo do ano de 2017, envolvendo encontros semanais entre o monitor e os alunos matriculados no CCR, em horários pré-estabelecidos adequados aos discentes e ao monitor para que à busca pela monitoria não interfira nas aulas da grade curricular de cada curso. O docente orientador, indica ao aluno monitor, os exercícios e assuntos trabalhados no CCR com antecedência, o discente monitor realiza atividades estabelecidas pelo docente, revisa conteúdos de modo a estar preparado para esclarecer possíveis dúvidas dos alunos, discutir e encontrar abordagens aplicadas ao dia-a-dia buscando a compreensão e assimilação mais clara e objetiva dos conteúdos. Foram destinadas 12 horas semanais para a monitoria, sendo 8 horas para o atendimento direto aos discentes e 4 horas para estudo. Atendendo durante a execução da monitoria em torno de cento e sessenta e quatro discentes matriculados nos três cursos envolvidos. A prática da monitoria foi relevante para melhorar o desempenho dos discentes, já que possibilitou outra possibilidade de aprendizado. Para o monitor, foi uma oportunidade única já que o mesmo pode vivenciar a prática docente, assimilando e repassando melhor suas ideias, consolidando conceitos, se portando melhor ao público e preparando-se para a prática profissional.

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Publicado

30-08-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino