CONHECIMENTO DE NOVOS MUNDOS: MIA COUTO E GUIMARÃES ROSA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Literatura moçambicana. Literatura brasileira. Conto. Letramento Literário. PIBID.Resumo
A presente comunicação está relacionada ao estudo desenvolvido pelo projeto intitulado “A contística de Mia Couto” que tem por objetivo selecionar contos do escritor moçambicano para o trabalho em sala de aula na Educação Básica, tendo no Letramento Literário (Cosson, 2011) a metodologia utilizada. A sequência básica a ser relatada partiu da relação entre a escrita de Mia Couto e a de Guimarães Rosa com o intuito de destacar a linguagem usada pelos dois autores, a qual traz o neologismo como uma de suas características. Dessa forma, procuramos uma temática que estivesse presente em um conto de cada autor que pudesse ser explorada e optamos pela loucura presente em “Sorôco, sua mãe e sua filha”, do autor brasileiro e “Inundação”, do africano. Seguindo os quatro passos do letramento literário, desenvolvemos a sequência. Na motivação, debatemos os conceitos de loucura e de normalidade. Introduzimos os dois escritores e lemos os contos um após o outro. Na interpretação, proporcionamos um espaço em que cada um pudesse dar sua opinião, mostrando os diferentes pontos de vista que podem existir. Solicitamos que os alunos escrevessem a continuação de uma das histórias. Com todo o trabalho realizado, conclui-se a importância de introduzir diferentes culturas em sala de aula. Ao perceber as semelhanças por intermédio da língua portuguesa, proporcionamos não só conhecimento mas também enriquecimento cultural ao aluno, pois foi possível mostrar um pouco das relações entre as culturas africana e brasileira.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa
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