A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA PARA TRABALHAR COM ASSUNTOS COTIDIANOS
Palavras-chave:
Letramento literário. PIBID. Ensino.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar o trabalho com crônica, realizado em uma escola de Educação Básica do município de Cerro Largo/RS, por meio do PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Para trabalhar a crônica em sala de aula, utilizamos a metodologia do Letramento Literário de Rildo Cosson, constituída de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Para a motivação, os alunos fizeram uma leitura silenciosa da crônica “O medo e o relógio”, de Carlos Drummond de Andrade e as bolsistas fizeram a leitura, posteriormente, em voz alta para um melhor entendimento do texto. Após a leitura, levantamos questões sobre a vida em sociedade, como medo, insegurança e roubos para, a partir da crônica, fazer uma discussão. Na introdução, apresentamos as características fundamentais da crônica, fizemos um breve relato sobre o autor e outros cronistas, justificando a escolha da obra e sua importância. O próximo passo foi a leitura da crônica “Não faça mais isso, dona”, de Carlos Drummond de Andrade. Em seguida, discutimos os assuntos da crônica, como por que o ladrão teve pena da senhora e por que existem pessoas que roubam ao invés trabalharem. Por fim, na interpretação, os alunos responderam as questões e produziram uma crônica a partir de um fato cotidiano ocorrido com eles. A discussão das crônicas foi bem relevante, pois os alunos expressaram muito bem sua opinião e o resultado final das crônicas foi surpreendente, com assuntos variados, como por exemplo, a violência, o vício no celular, assim como apresentaram, em seus textos, críticas relevantes que possibilitam um diagnóstico do que vivenciamos hoje em dia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.