O ENSINO DE ASTRONOMIA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS: UMA RECONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO
Palavras-chave:
PIBID, oficinas, jogo de tabuleiroResumo
Resumo: O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) possui como um de seus principais objetivos, inserir os licenciandos na rede de educação básica, visando assim, a melhoria da qualidade da mesma através da criação de técnicas e metodologias que tencionam a superação de problemas apresentados no processo de ensino-aprendizado das escolas. Deste modo, as atividades realizadas pelos participantes do projeto são desenvolvidas de forma lúdica, levando em conta o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, incentivando e instigando a participação dos mesmos nas aulas e oficinas desempenhadas. Uma das ações realizadas foi a oficina de preparação para OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) no Colégio Estadual João Paulo II, situado na cidade de Realeza - PR, no período vespertino para alunos de 6º a 8º anos, sendo que durante a realização das oficinas, várias foram as atividades propostas e desenvolvidas com os alunos. Visando tal perspectiva, destaca-se neste trabalho a confecção de um jogo de tabuleiro adaptado que envolvia conteúdos trabalhados durante toda a execução da oficina. O jogo de tabuleiro foi desenvolvido a partir de um semelhante encontrado em uma tese, sendo que o mesmo contava com cartas contendo perguntas e respostas, além de informações importantes referentes a conteúdos de astronomia. Para a elaboração das cartas com as perguntas, foi utilizado como base os simulados on line disponíveis no próprio site da OBA, sendo que para tal, foram selecionadas vinte e uma questões, onde as mesmas foram adaptadas e impressas para posterior confecção juntamente com as cartas contendo as respostas. O tabuleiro foi criado utilizando-se do editor de texto LibreOffice, o qual foi impresso e recortado para posterior montagem em cartolina. Os alunos participantes da oficina foram dispostos em dois grupos aos quais foram entregues as perguntas, as respostas e o tabuleiro impresso para que eles mesmos montassem o jogo. Após a confecção, os alunos puderam jogar e obteve-se um resultado positivo em relação ao jogo, pois os alunos demonstraram interesse no desenvolvimento da atividade sendo que também comentaram que gostaram do jogo pois puderam revisar os conteúdos trabalhados, esclarecer dúvidas e ainda se divertiram jogando.
Palavras-chave: PIBID, oficinas, jogo de tabuleiro.
Referências
VICTOR, R. A., & STRIEDER, R. B. (s.d.). Atividades lúdicas e ensino de astronomia: Uma proposta envolvendo jogo de tabuleiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.