PET-SAÚDE/GRADUASUS: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DA INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA REALIZAÇÃO DOS TESTES RÁPIDOS

Autores

  • Elisangela Giachini Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Vitória Maria Marques Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Maiara Vanusa Guedes Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Aldair Weber Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Déborah Souto Minussi Enfermeira Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiane Brancher Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó
  • Margarete Dulce Bagatini Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Assistência. Enfermagem. Ensino

Resumo

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/GRADUASUS - 2016/2017 busca a formação de professores, profissionais e acadêmicos com visão articulada às necessidades do Sistema Único de Saúde, possibilitando uma atuação educativa comprometida com a mudança social e a construção da cidadania.  A troca de informações e conhecimento de forma crítica e reflexiva ocorre através de trocas de experiência entre, ensino, serviço e comunidade. Nesse sentido, no dia 08 de julho de 2017 foi desenvolvida uma atividade, juntamente com o Centro de Saúde da Família São Pedro, com a finalidade de promover a integração entre ensino-serviço-comunidade, sendo o CSF São Pedro, um dos três campos de atuação do PET-Saúde/GRADUASUS. Objetivo: A atividade envolveu professores, profissionais e acadêmicos com o objetivo de informar a comunidade da Vila Betinho do bairro São Pedro sobre a realização dos testes rápidos de Hepatite B; Hepatite C, Sífilis e HIV, bem como a realização dos mesmos.  Metodologia: A atividade ocorreu no período matutino e vespertino. Cada grupo foi dividido em subgrupos onde cada subgrupo ficou responsável por uma sala, as quais eram: sala de testes rápidos; sala de aferição de pressão arterial, hemoglicoteste (HGT) e dados antropométricos, e sala de informações sobre zoonoses. Resultados: O grupo responsável pelos testes rápidos do período da manhã era composto por dois acadêmicos, uma enfermeira e uma professora. Nesse tempo foram realizados nove testes rápidos sendo nenhum com resultado positivo. Já no período da tarde, tivemos a realização de quatro testes rápidos, dois desses testes positivos para sífilis. Os testes foram realizados por uma enfermeira e duas acadêmicas de enfermagem. Os dois resultados positivos para Sífilis foram encaminhados para a Enfermeira da área em que as(os) pacientes pertenciam para que pudesse ser realizada a solicitação de exames complementares, sabendo que as(os) pacientes já haviam realizado o devido tratamento. Conclusão: A oportunidade de participar de projetos de extensão como este, permite ao acadêmico adquirir experiências que remetem à integração entre ensino-serviço-comunidade, que muitas vezes não são suficientes através de vivências ofertadas apenas nas atividades teórico-práticas oferecidas pelos componentes curriculares do curso. Realizar os testes rápidos, requer não apenas uma técnica, mas também, uma preparação adequada tanto do profissional para repassar o resultado seja positivo/negativo bem como, do usuário para receber o mesmo, pois, não é um simples resultado, é uma notícia que irá alterar de alguma forma o psicológico do paciente, bem como com a sua vida. A qualidade de vida de pacientes que recebem um resultado positivo, pode ser afetada de tal maneira que os mesmos necessitem de acompanhamento da equipe interdisciplinar ao longo de todo o seu tratamento. Sendo assim, percebe-se que os profissionais que atuam na área da saúde devem ser capacitados tanto para repassar o resultado positivo de um determinado exame bem como saber instigar o paciente a realizar o tratamento com adesão, para melhorar sua qualidade de vida.

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Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura