GRUPO DE ESTUDOS EM SUÍNOCULTURA E AVICULTURA – GESA/UFFS
Palavras-chave:
Ensino. Produção industrial. Aves. SuínosResumo
A suinocultura e avicultura são atividades de grande importância econômica na região Sul do Brasil, e estão presentes na maioria dos municípios, principalmente da forma intensiva, organizada de modo onde grandes empresas (integradoras, que fornecem animais, alimentação, atendimento veterinário) trabalham em conjunto com propriedades, em sua maioria familiar (integrados, que fornecem instalações e mão de obra para o desenvolvimento das atividades), produzindo de forma eficiente e em larga escala, alimentos com destino ao mercado nacional e internacional. Para o ensino e discussão sobre estes temas na universidade, estão presentes na grade curricular do curso de Medicina Veterinária as disciplinas de Avicultura e Suinocultura, onde são apresentados os principais modelos de produção utilizados nos dias atuais, bem como as particularidades de cada sistema de produção, como práticas de manejo, cuidados sanitários, raças e linhagens mais utilizadas, entre outros. Além destas disciplinas, são oferecidos dois componentes optativos, sendo estes: Doenças das aves e Doenças dos suínos, que procuram apresentar aos discentes um pouco sobre as principais enfermidades que afetam os animais, bem como os prejuízos gerados (despesas com tratamentos, mortalidade dos animais, quebra de contratos com mercados consumidores, instalação de barreiras sanitárias), métodos de prevenção, tratamento e controle. Como o tempo de duração das disciplinas é curto e nem todos os estudantes tem preferência pelas áreas em questão, uma das formas encontradas para se discutir mais sobre os temas, foi à criação do grupo de estudos, que possibilita a conversa entre os discentes e docentes; apresentações de artigos na forma de seminários, esclarecimentos de dúvidas, bem como a extrapolação de temas que muitas vezes não são vistos em sala de aula. O grupo se reúne semanalmente em horário posterior aos horários de aula, o que permite que todos discentes interessados pelos temas, ou que tem curiosidade sobre estes, possam estar presentes, seja na forma de ouvinte ou de apresentador. Os assuntos que são debatidos surgem por demanda espontânea dos alunos, ou por sugestões realizadas pelo professor coordenador, principalmente sobre temas atuais ou por temas que não são apresentados durante os horários de aula. A presença do grupo permite a inserção e o desenvolvimento de atividades aos acadêmicos de todas as fases do curso, o que favorece a compreensão dos temas e instiga os alunos a buscarem maneiras de se dedicar nessa área (Produção de projetos de pesquisa, desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso, etc...), o que resulta na formação de profissionais mais qualificados e com melhor desempenho após a conclusão do curso.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino
Licença
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