ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÀO EM ENFERMAGEM NO AMBIENTE HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIANA MATERNIDADE

Autores

  • Cristiane Carla Albrecht Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Grasiele Busnello Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Bruna Nadaletti de Araújo Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Katia Lilian Sedrez Celich Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Silvia Silva de Souza

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação superior, Maternidade hospitalar.

Resumo

Introdução: As práticas pedagógicas realizadas durante o período da graduação em enfermagem proporcionam ao futuro profissional enfermeiro adquirir amplo conhecimento, possibilitados através da teoria e da prática que são ofertadas. A realização do Estágio Curricular Supervisionado I (ECS) oferece uma oportunidade de realizar a consolidação desses conhecimentos, através da realização das atividades práticas no âmbito da atenção primária e terciária em saúde. Neste estudo objetiva-se relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem na realização do estágio curricular supervisionado no âmbito hospitalar desenvolvido no setor da maternidade. Metodologia: trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir da realização do componente curricular ECS I, realizado durante a nona fase do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. As atividades foram desenvolvidas no âmbito da atenção terciária no setor da maternidade e do berçário de um hospital do oeste catarinense, durante o período de março a julho de 2017. Resultados: O momento da realização do ECS proporcionou à acadêmica a oportunidade de exercitar diariamente as atividades desempenhadas pelo profissional enfermeiro no âmbito de suas competências assistenciais, gerenciais, educativas e de pesquisa. As atividades desenvolvidas foram sempre voltadas para o público atendido nesses setores, aos quais compreendem gestantes, puérperas, recém-nascidos (RNs) e familiares. Entre as atividades assistenciais desenvolvidas destacam-se realização de visitas aos pacientes com avaliação das necessidades especificas dos mesmos, auxílio para puérperas com dificuldade na amamentação, avaliação de gestantes de alto risco ou com alguma intercorrência gestacional, puérperas e RNs, ausculta de batimentos cardíacos fetais (BCFs) em gestantes, além de procedimentos como punção venosa, sondagem vesical de alívio, sondagem nasogástrica e orogástrica, coletas de swab retal, entre outras. Também foram desenvolvidas atividades gerenciais como realização de escalas de atividades e de funcionários, pedido de materiais para o setor, realização de comunicados internos, contrarreferências de usuários, internação e transferências de usuários para outros setores ou hospitais. As atividades educativas referentes ao aleitamento materno foram realizadas diariamente. A realização da pesquisa ocorreu constantemente durante todo o ECS, através das buscas das práticas baseadas em evidências mais recomendadas.  Discussão: O desenvolvimento dessas atividades do ECS no setor da maternidade e no berçário que são considerados setores mais específicos da saúde da mulher e da criança, possibilitaram à acadêmica a realização de um aprofundamento em conteúdos relacionados às temáticas do ciclo gravídico-puerperal, atenção à saúde do RN e sobre questões relacionadas ao aleitamento materno. A realização do ECS no âmbito da atenção terciária é muito importante para a formação do profissional enfermeiro, pois neste cenário o acadêmico possui autonomia e oportunidade de exercitar suas habilidades, sendo de extrema relevância o desenvolvimento de atividades voltadas para as dimensões gerencial, assistencial, educativa e de pesquisa. Conclusão: Através da realização do ECS I com a imersão no serviço hospitalar foi possível conhecer na prática o desenvolvimento das atividades desempenhadas pelo profissional enfermeiro nas quatro dimensões. A realização desse estágio proporcionou momentos de autonomia para a realização das atividades e habilidades, as quais foram sendo construídas no decorrer de toda a graduação.

 

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Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino