CONSCIENTIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO NA ESCOLA SOBRE AS MEDIDAS DE CONTROLE DE VETORES E PREVENÇÃO DE ZOONOSES.

Autores

  • Elisangela Giachini Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Greicy Cristine Kosvoski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Luana Reis Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Aldair Weber Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Fabrício Maas Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Déborah Souto Minussi Enfermeira Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Margarete Dulce Bagatini Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Ensino. Doenças. Reciclagem.

Resumo

Introdução: O grande aumento da população e consequentemente o crescente aumento das cidades contribuem para a produção de resíduos orgânicos e inorgânicos, chamados de lixo. Essa produção de resíduos muitas vezes pode causar impactos negativos à sociedade e ao meio ambiente se não coletados e tratados de maneira adequada. Algumas medidas podem ser tomadas para que ocorra o gerenciamento adequado dos resíduos, são eles: desenvolvimento de práticas de reaproveitamento e correta reciclagem; ampliação da cobertura dos serviços de coleta e destinação final, bem como a conscientização da comunidade para que esse lixo tenha um destino correto. Quando essas simples ações não são efetivas, observa-se um acúmulo de lixo em vários locais favorecendo o desenvolvimento de doenças, principalmente das zoonoses. Objetivo: Sensibilizar os alunos e a população sobre a importância do tratamento e da reciclagem correta do lixo para que o número de doenças transmitidas de animais para o homem diminua. Metodologia: Projeto desenvolvido na escola estadual E.E.B. Professor Valesca Carmen Resk Parizotto localizada no bairro Jardim América do município de Chapecó-SC juntamente com o Centro de Saúde da Família Jardim América, território de atuação do grupo de Enfermagem do PET-SAÚDE/GRADUASUS 2016-2017, que abordou os temas zoonoses, formas de preveni-las e destino correto do lixo. Inicialmente foram envolvidos alunos das faixas etárias de 11 a 14 anos, sendo uma turma do 6º e outra do 7º ano do ensino fundamental, submetidos à aplicação de um questionário e montagem de um biodecompositor. Resultados: Após o planejamento da atividade e da apresentação das temáticas, desenvolvemos um feedback com os alunos com o intuito de perceber se eles compreenderam o que lhes foi repassado e se a forma como abordamos as temáticas ficou clara naquele momento. Dividimos os alunos em grupos de acordo com a quantidade que estava presente e entregamos um questionários com perguntas relacionadas a zoonoses, reciclagem e descarte correto dos resíduos orgânicos e inorgânicos. Observamos que nas duas vezes do desenvolvimento da atividade os resultados foram diferentes. Na primeira turma houve pouca colaboração por parte dos participantes, estavam em maior quantidade também, o que dificultava a comunicação e o andamento da atividade. Em relação a segunda turma que era composta por uma quantidade menor de participantes, a colaboração foi maior, as atividades propostas foram realizadas de forma mais organizada proporcionando um resultado efetivo em relação ao conhecimento obtido. A partir disso, percebe-se a importância de um planejamento diferenciado de acordo com a idade de cada turma. A interação facilitada proporciona efeitos positivos no entendimento do aluno, principalmente com um público tão jovem. Conclusão: Percebemos a importância da conscientização dos alunos, professores e população em geral, especialmente no que diz respeito ao destino correto dos resíduos orgânicos e inorgânicos, pois, esses resíduos precisam ser reaproveitados de forma adequada para evitar a proliferação de vetores e de diversas doenças relacionadas.

 

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Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura