RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE PARÓDIA REALIZADA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CEL. LARA RIBAS ATRAVÉS DO PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS – UFFS/CHAPECÓ.
Palavras-chave:
PIBID. Ciências Sociais. Oficina. Paródia. Juventude. Educação.Resumo
O presente escrito tem por objetivo a reflexão e o relato de experiência de uma bolsista do PIBID de Ciências Sociais sobre oficina desenvolvida na Escola de Educação Básica “Coronel Lara Ribas”, localizada no bairro Passo dos Fortes no Município de Chapecó, Santa Catarina. Relata-se e analisa-se no presente texto as intervenções em forma de aula-oficina durante três encontros desenvolvidos nos meses de Junho e Julho do ano de 2017 sendo esses realizados com alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio. Intitulada “Oficina de Paródia” tratou do tema Juventude e, através desta problemática, acrescentaram-se questões sobre o consumo, cultura e violência. As atividades desenvolvidas nesses encontros percorreram um caminho pré-estabelecido pela bolsista que ministrou a atividade, sendo o seguinte: primeiro, delimitar e conceituar o que efetivamente é uma paródia; segundo, estabelecer e valorizar a importância da mesma diante do contexto que é englobada; terceiro, apresentar paródias conhecidas e que fazem sucesso mediante aos adolescentes; quarto, trazer o tema juventude e as problemáticas para o conjunto da oficina; quinto, estimular o desenvolvimento de paródias-músicas sobre os assuntos estipulados. Sexto, apresentações das produções desenvolvidas e discussão do resultado das mesmas entre os participantes. Por último, apresentação das produções no Sarau que seria desenvolvido pelo PIBID de Ciências Sociais na Escola. Com esse exemplo de aula oficina apresenta-se então a reflexão - através de algumas práticas docentes em sala de aula - além de análise da participação e interação dos alunos sob o tema desenvolvido. Evidencia-se ao fim do trabalho a importância da práxis juntamente do leque de possibilidades que surgem mediante a implementação de atividades diferenciadas propostas em sala de aula. Assim, os resultados apresentados são positivos mediante ao que envolve a realidade da educação nas instituições escolares.Downloads
Publicado
22-06-2018
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.