PROJETO “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Autores

  • Morgana Fabiola Cambrussi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ani Carla Marchesan Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruna Cristina Eccher Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Genessi Aparecida Schvartz De Fante Dall Agnol Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Michele De Mello Nenes Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Extensão Universitária, Educação, Formação continuada, Saberes docentes

Resumo

Formação continuada de professores – anos iniciais do ensino fundamental” é um projeto de extensão desenvolvido pelos Programas PET-ALL e PIBID-Subprojeto Interdisciplinar (UFFS/Chapecó) na E. E. B. Lourdes Ângela Sarturi Lago. A ideia do projeto é oferecer a um número reduzido de professores (cerca de 30) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola, momentos de estudo estruturado, com articulação entre teoria e prática do fazer docente, por meio de atividades e reflexões, além de troca de experiências vivenciadas pelos participantes. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar e descrever as ações desse projeto de extensão, desenvolvido em 2017. Metodologicamente, o projeto prevê a realização de cinco encontros formativos (com 8 horas cada, totalizando 40 horas de formação), divididos entre momentos de estudo prévio, individual e dirigido (4 horas cada – atividade extraclasse); seguidos de encontros presenciais (4 horas cada), com exposição teórica acerca de tópicos estudados e, em seguida, com a produção atividades práticas (sequências didáticas) e socialização dos resultados da formaçãocada encontro. Essas sequências didáticas serão, ao final do projeto de formação, reunidas em uma coletânea e entregues a cada cursista. Ainda que em fase de execução, já é possível perceber quatro resultados importantes atingidos pelo projeto. O primeiro é conciliar a troca de experiências práticas vinculadas aos conhecimentos teóricos apresentados pelos professores formadores. O segundo é a observação da intensa participação dos professores e a produção de rico material didático para uso em sala de aula. O terceiro é estar sendo uma oportunidade única de inserção das bolsistas/acadêmicas na realidade docente. Por fim, o quarto resultado já alcançado é a divulgação da UFFS como promotora de eventos de formação de professores. Conclui-se, então, que o projeto aqui apresentado tem se mostrado profícuo, pois, ao que parece, proporciona a formação continuada aos envolvidos com o projeto (professores que estão atuando em sala de aula na rede estadual de ensino e professores/alunos em formação) e a materialidade do conhecimento de ambos os envolvidos, convertidas em ferramentas de trabalho aos professores.

Referências

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.Brasília, 2013.

GOMES, Aurélia Lopes. MAIER, Lidiane Tania Ronsoni. Percursos da formação continuada de professores em Educação Integral e em tempo Integral. 1º ed. Porto Alegre.Evangraf. 2014.

GUARNIERI, Maria Regina (org.) Aprendendo a Ensinar: o caminho nada suave da docência. 2ºEd. Campinas, SP: Editora Autores Associados. 2005.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente.3º Ed. Curitiba: Editora Ibpex. 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13º Ed. Petrópolis: Editora Vozes. 2012.

Downloads

Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino