OFICINA DA OBA: UMA INTERVENÇÃO PREPARATÓRIA DE ASTRONOMIA.

Autores

  • Gessica Tagliapietra Zanon Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza
  • Patricia Hellmann Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza

Palavras-chave:

Ensino, Astronomia, OBA, Oficina.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo aplicar uma oficina com conteúdos relacionados à astronomia, para alunos do turno matutino do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, como forma de preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A oficina teve início no mês de março, encerrando em maio, uma semana antes da aplicação da prova, que ocorreu no dia 19/05/2017. As aulas eram desenvolvidas no laboratório de ciências, no contraturno das aulas, com metodologia teórica e experimental. Foram utilizados slides para a exposição dos conteúdos e as práticas e jogos realizados eram elaborados com a ajuda dos alunos. A escola participou da OBA, com um total de 148 alunos, sendo 131 não participantes da oficina. Dos 131 alunos, 19% obtiveram média igual ou acima de 6,0 e dos 17 participantes da oficina, 35% obtiveram nota igual ou superior a 6,0. Conforme dados da escola, o ano de 2017 teve um melhor rendimento na prova, pois, ao selecionar as dez melhores notas para enviar à comissão da OBA, todas foram iguais ou superioras a 7,0, diferente dos anos anteriores, quando as notas enviadas, muitas vezes, nem atingiam 6,0. Sabe-se que muito do esforço e aprendizagem vem do aluno, entretanto, com as oficinas, notou-se o interesse dos mesmos pelos conteúdos, pelo fato de que eram aulas diferenciadas, tendo em vista que os alunos relataram ter aulas muito expositivas pela parte da manhã, afirmaram que a oficina conseguiu suprir muitas dúvidas ao relacionar o teórico ao prático, como por exemplo, a confecção de uma bússola caseira para explicar os pontos cardeais. Vale destacar que o número de participantes não diminuiu conforme o passar das semanas, pelo contrário, até o fim da oficina houve um aumento de 10 para 17 alunos. Tendo como pressuposto de que a oficina da OBA objetivava mediar o conteúdo de astronomia através da metodologia já citada anteriormente, para que os alunos pudessem ter uma base a mais para a prova, concluímos assim que se teve um bom rendimento com as aulas, sendo que os dados comprovam isso.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino