MONITORIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE CÁLCULO

Autores

  • Nadine Thiele Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Projeto de Monitoria, Ensino, Aprendizagem, Cálculo I

Resumo

O projeto de monitoria de Cálculo I fez parte do programa de monitorias oferecido pela UFFS no ano de 2016, com vigência de 22 de agosto a 17 de dezembro de 2016, sendo desenvolvido no campus Cerro Largo. As atividades de monitoria desse projeto desenvolveram-se com o objetivo de auxiliar principalmente os acadêmicos dos cursos que possuem em sua matriz curricular o componente de Cálculo I, no aprendizado dos conteúdos propostos para o componente curricular, além de evitar os índices de evasão e repetência na mesma. O projeto foi desenvolvido pela discente, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, previamente aprovada no componente de Cálculo I e no processo de seleção de monitores na modalidade remunerada. Durante o período de execução do mesmo, atenderam-se alunos de diferentes cursos em horários pré-estabelecidos pela acadêmica, auxiliando no esclarecimento de dúvidas referentes aos conteúdos ministrados em sala de aula e exercícios propostos pela professora. O atendimento aos alunos se deu em horários extra-classe, de forma individual ou em grupo, promovendo assim a discussão aluno-aluno, uma vez que muitos evitam fazer perguntas em sala de aula com receio de que sejam vistas como “perguntas bobas”, tornando assim a discussão entre o monitor e aluno bastante proveitosa no quesito aprendizagem e promovendo o ensino de qualidade ao invés de memorização e repetição. Além disso, outras atividades foram realizadas pela monitora como a revisão de conteúdos e execução de listas de exercícios. De modo geral, o projeto atendeu ao objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos, pois pode-se perceber que a procura pela monitoria ocorreu desde o início da vigência do mesmo, ainda, percebeu-se uma melhora continua por parte dos alunos no desenvolvimento e entendimento dos conteúdos vistos, uma vez que o projeto possibilitou aos acadêmicos rever conceitos aprendidos em sala de aula. Assim, o projeto mostrou-se de grande valia, não só por propiciar a revisão de conteúdos por parte da monitora, mas também por permitir que os alunos aprendam de uma maneira alternativa, complementando o ensino em sala de aula.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino