PROBLEMATIZANDO A DOAÇÃO DE SANGUE EM SALA DE AULA

Autores

  • Dalires Fatima Pezzini Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Erica do Espirito Santo Hermel Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Franciely Polanczyk Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

Resumo

Resumo: O sangue é um dos tecidos vitais para o funcionamento do organismo, sendo o responsável por transportar oxigênio e nutrientes aos órgãos. A fim de conscientizar os alunos sobre a importância da doação de sangue, foi realizada uma atividade na escola. A realização deste trabalho foi possível a partir da inserção da bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Interdisciplinar da UFFS/campus Cerro Largo/RS. A atividade foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollenbach, no mês de junho, com a turma do oitavo ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas aulas, divididas em três períodos, com duração de 45 minutos cada. Nessas aulas foram abordados conteúdos como as funções e a composição do sangue, as células sanguíneas, as doenças do sangue e as transmissíveis pelo sangue, a coagulação e os grupos sanguíneos, finalizando com o processo de doação sanguínea. Ao final eram propostas algumas atividades, às quais consistiam basicamente em perguntas e conversas. Com o objetivo de instigar os alunos a refletirem sobre o tema, inicialmente, foram realizadas algumas perguntas, tais como: Você sabe seu tipo sanguíneo? O que você entende por grupos sanguíneos? Qual a função do sangue no organismo? Em seguida, após esse rápido questionamento, foram apresentados, explicados e discutidos os conteúdos apresentados acima. Posteriormente, foram encaminhadas algumas perguntas para complementar as explicações, às quais foram corrigidas juntamente com os alunos, assim, resolvendo quaisquer dúvidas. O último tema abordado foi o processo de doação de sangue. Esse tópico focou na sensibilização da população e na importância da doação, visto que, muitas vezes, os hemocentros não possuem grandes quantidades de sangue disponíveis. Mesmo com todos os avanços da medicina, ainda hoje não existe um substituto para o sangue, assim, o doador é o único que pode fornecê-lo. Ao longo do tempo, alguns mitos foram criados sobre o processo de doação, como quando são realizadas doações o sangue fica fino e pode tornar a pessoa anêmica, levando parte da população a se mostrar contrária à doação. Por isso, ao debater com os alunos sobre o processo de doação de sangue, algumas dúvidas foram surgindo como, por exemplo, qual a quantidade de sangue que cada pessoa pode doar? Se doar uma vez tenho que doar sempre? É necessário estar em jejum? Quanto tempo demora o processo de doação? Ao esclarecer tais dúvidas, as etapas, quem pode e quem não pode doar e os fatores de risco também foram explicados. Ao fim da aula, cada aluno elaborou uma propaganda, a fim de convidar e sensibilizar a população sobre a importância da realização de doação de sangue. Posteriormente, organizaram as propagandas em cartazes que foram colados na escola. Essa aula contribuiu para o processo de construção da cidadania, levando informações e estimulando a visão crítica dos alunos.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino