DESVELANDO CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES A PARTIR DE UM TRABALHO DE OBSERVAÇÃO
Palavras-chave:
Pesquisa científicaResumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar as concepções epistemológicas de duas professoras da rede pública do município de Gaurama a partir de um trabalho de observação realizado na disciplina de Didática e Metodologia de Ensino, ofertada pelo curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, no qual as autoras são estudantes. Tendo em vista o objetivo deste trabalho, esta pesquisa se valeu da abordagem qualitativa de caráter descritivo-interpretativo e teve como procedimento a observação da prática docente em sala de aula. Foram feitas cinco observações que seguiram um roteiro que contemplava os seguintes aspectos: Interação professor-aluno, aluno-aluno, aluno-escola; Método de Ensino; Dinâmica de sala de aula; Inclusão; Avaliação. A coleta de dados se deu através dos registros efetuados no diário de bordo. A organização e a análise dos dados foram realizados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (1997). A partir da análise de dados, pode-se concluir que as concepções das duas professoras investigadas são próximas em alguns aspectos e divergentes em outros. Um dos enfoques observado nas práticas docentes, concebe o processo de ensino-aprendizagem pela lente epistemológica tradicional, em que o estudante é um ouvinte receptivo e passivo; e o ambiente em que está inserido conduz à individualidade e memorização dos conhecimentos inerentes à disciplina, todo o planejamento e construção da aula é centralizado na figura do professor. O outro enfoque se embasa em alguns elementos tradicionais, principalmente em relação ao erro, que é visto como algo a ser combatido e não explorado e à inclusão que é percebida de modo negativo, sem considerar os ganhos para os estudantes. Apesar disso, essa prática docente tem o olhar mais amplo em relação à educação e se vale da epistemologia progressista em seu planejamento pedagógico, concebendo o estudante como um sujeito ativo, inserido em um contexto social que deve ser considerado nas aulas, abrindo espaço para a participação coletiva e democrática na construção da proposta pedagógica.
Palavras-chave: Saberes docentes. Prática pedagógica. Concepções epistemológicas.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Capa de Edições 70. Lisboa / Portugal. 1977.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho : ensinar e aprender com sentido – 2 ed. - São Paulo : Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. - (Educação cidadã ; 2)
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2012.
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