POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS NA PRODUÇÃO DE UMA SALA DE AULA AMBIENTE DE HISTÓRIA

Autores

  • André Luiz Paz Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
  • Samuel Leandro Paes Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó

Palavras-chave:

Sala Ambiente, Práticas Pedagógicas, Ensino de História, PIBID.

Resumo

O recurso material denominado de “sala de aula ambiente” ou “sala temática”, consiste na definição de uma sala para apenas uma determinada disciplina ou grupo de disciplinas, de maneira que possa aparelhá-la com o referencial temático dos conteúdos. A utilização de recursos materiais que auxiliem na construção do conhecimento e no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos nas escolas, está intimamente relacionado ao aprimoramento das práticas pedagógicas e a busca de uma educação de qualidade, além de que, com a adaptação desses recursos, se percebe um maior estímulo aos estudos e o gosto pela História enquanto disciplina. Desse modo, no presente trabalho, objetiva-se analisar a construção da sala temática na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, de Chapecó, do estado de Santa Catarina, através da intervenção dos bolsistas do PIBID – Subprojeto de História, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), bem como, apontar algumas das potencialidades da realização de uma sala de aula ambiente, além de pontuar os obstáculos para sua efetivação. Por meio de observação, percebeu-se o interesse dos alunos com as imagens e as representações históricas já expostas na escola, assim, propôs-se o desenvolvimento de um projeto de criação de uma sala de aula ambiente. O PIBID tem a pretensão de auxiliar na formação profissional do futuro docente, assim como, através do bolsista, auxiliar no aprimoramento de diversas práticas pedagógicas no ambiente escolar, dessa forma, o grupo de bolsistas do Subprojeto em História, supervisionados na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, junto de suas supervisoras, procuraram desenvolver um projeto de reformulação da sala de aula de História, visando uma organização adaptada ao processo de ensino e aprendizagem, que aproxime o aluno dos conteúdos e sobretudo, chame sua atenção para a aula. Visto que na realidade atual, o aluno tem a propensão a ficar disperso durante a aula, as representações, imagens e uma decoração temática baseada no conhecimento histórico, propõe a ele se interessar e se questionar sobre esses saberes, deslocando o aluno de sua realidade ou supostas distrações e o transportando aos acontecimentos passados, ou seja, despertando sua cursoriedade. Entretanto, a produção de uma sala de aula ambiente, depende de materiais e disponibilidade de indivíduos para sua efetivação, nesse sentido, são encontrados alguns obstáculos, como a falta de recursos. Todavia, esses empecilhos, podem ser resolvidos de modo racional, de maneira que os próprios bolsistas pretendem dar andamento na produção da sala: pintura, produção de materiais, caracterização e, além disso, um profissional se voluntariou para realizar uma obra de grafite em uma das paredes, valorizando assim, a cultura popular dentro da sala de aula. Diante dessas reflexões, os obstáculos representam uma parte da realização da sala temática, sendo essa, uma iniciativa que parte dos bolsistas, requerendo alguns recursos, tempo e dedicação. Entretanto, o resultado da efetivação do projeto pretende auxiliar no processo de construção do conhecimento histórico, que é na realidade o objetivo principal da iniciativa, ampliando os horizontes dos alunos além das paredes brancas da sala de aula, propiciando um sentimento de pertencimento enquanto indivíduo histórico.

Biografia do Autor

  • André Luiz Paz, Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
    Atualmente é discente do curso de licenciatura em História na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e atua como bolsista na mesma Universidade, do subprojeto de História no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
  • Samuel Leandro Paes, Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
    Atualmente é discente do curso de licenciatura em História na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e atua como bolsista na mesma Universidade, do subprojeto de História no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

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Publicado

29-05-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino