CONSTRUÇÃO DE UM CALORÍMETRO E SUA UTILIZAÇÃO NA DETERMINAÇÃO DO CALOR ESPECÍFICO DE MATERIAIS SÓLIDOS

Autores

  • Denyse Souza Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Dirlene Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Angelo Donizete Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Daniele Guerra Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Alan Rodrigo Schiles Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Franciele Karoline Lenschuko Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Júlia Graciele Ortiz Techio Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Maiara Cristina Schiles Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Margarete Machado Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Vivian Machado Menezes Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Ensino de Física. Calorímetro. Calor específico. Materiais de baixo custo.

Resumo

Atualmente o ensino médio enfrenta diversas dificuldades, principalmenteno ensino de Física, dentre as quais podemos citar a falta de laboratórios, deprofissionais qualificados para manusear equipamentos experimentais, de diferentesmetodologias nas aulas, entre outras. Tendo isso em vista, há uma necessidade deaulas dinâmicas que atraiam a atenção dos alunos, que despertem neles o interessepela Física. Uma alternativa para as escolas poderem proporcionar aulas de Físicadiversificadas para os alunos vem sendo proposta pelos projetos de iniciaçãocientífica intitulados “O ensino de Física através de experimentos de baixo custo”(aprovado nos editais 281/UFFS/2016, 599/UFFS/2016, 398/UFFS/2017 com bolsaPRO-ICT e CNPq), e “Ensino de Física no Ensino Médio: uso de experimentos debaixo custo” (aprovado no edital 848/UFFS/2016, com bolsa PIBIC/FundaçãoAraucária), realizados na UFFS – Laranjeiras do Sul. Esses projetos têm comoobjetivo a realização de experimentos de Física com materiais de baixo custo e,através destes, a construção de roteiros experimentais explicativos, em pareceriacom o PIBID Diversidade (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).Esses roteiros são compostos pelo passo a passo para a montagem, execução eanálise dos resultados obtidos experimentalmente, material de apoio teórico, e têmcom a função de que seu público-alvo (docentes e discentes do ensino médio)consiga reproduzi-los. Apresentamos nesse trabalho dois roteiros experimentaiselaborados pelos alunos dos projetos acima citados, sendo o primeiro o processo deconstrução de um calorímetro caseiro feito com o auxílio de isopor e uma lata derefrigerante de 350 mL. Nesse experimento foi determinada a capacidade térmica docalorímetro construído, onde foi encontrado o valor de 23,01 J/K. O segundoexperimento trata sobre a determinação do calor específico de dois materiais sólidos(um corpo de alumínio e um de latão), que foi calculado utilizando o calorímetrocaseiro citado anteriormente. O valor do calor específico obtido experimentalmentefoi comparado com os valores encontrados na literatura, onde obteve-se erropercentual abaixo de 3%, para os dois materiais. Tendo em vista que osexperimentos foram realizados com material de baixo custo, considera-se que osresultados encontrados possuem uma margem de erro pequena.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Pesquisa