O fechamento da Escola Rural Municipal Cleusa Lopes Bueno
Resumo
Este origina-se de uma pesquisa de conclusão de curso de graduação que aborda o processo de fechamento da Escola Rural Municipal Cleusa Lopes Bueno, localizada no Assentamento Celso Furtado, na comunidade Nova União, no município de Quedas do Iguaçu - Paraná. Partindo da concepção da educação do campo, a qual compreende a escola no e do campo enquanto direito e, portanto, a escola como essencial no processo formativo. Partindo dessa compreensão, a Educação do Campo vem para atender as necessidades da população que vive do campo, mostrando que é possível ter uma Educação de qualidade, voltada para a realidade e principalmente no local onde o educando vive. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa constitui-se de entrevistas e análises de documentos relacionados ao processo de fechamento da Escola, tais como atas, registros fotográficos e relatórios. A realização das entrevistas objetiva também registrar a constituição do assentamento Celso Furtado. No primeiro capítulo abordaremos o processo de estruturação do Assentamento onde a escola está localizada, no segundo capítulo, trataremos da legislação pertinente ao fechamento das escolas localizadas no campo e por fim, a análise dos dados relacionados ao processo de fechamento da escola, além de um apanhado geral das outras escolas que foram fechadas, abordando as justificativas e os impactos deste processo ressaltando a força e autonomia das comunidades rurais e seu envolvimento nestes processos de fechamento.Downloads
Publicado
05-10-2017
Edição
Seção
Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.