O QUE É UM LÍQUEN? (RE) CONSTRUINDO CONCEITOS POR MEIO DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Cláudia Ebling Santos UFFS campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
  • Carla Maria Garlet de Pelegrin Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Liquens, Concepções.

Resumo

O presente relato de experiência apresenta um trabalho investigativo sobre as concepções dos estudantes em relação aos liquens, realizado no estágio supervisionado no ensino de Ciências no ensino fundamental com alunos do 7º ano de uma escola pública do município de Cerro Largo- RS. Com objetivo de investigar os conceitos iniciais dos alunos sobre liquens. Realizamos questionamentos aos alunos sobre a definição de liquens. Solicitamos aos estudantes que descrevessem seus conceitos sobre liquens, para produzir um material de análise investigativa. Os questionamentos realizados foram: (a) o que são liquens?(b) Você já viu alguns liquens? Essa problematização inicial teve como objetivo identificar o conhecimento dos estudantes, sobre a temática. A partir desse contexto, construímos por meio de várias atividades conceitos sobre os organismos classificados como liquens, a partir das concepções apresentadas inicialmente pelos alunos. Em um segundo momento, discutimos em sala de aula a definição de líquen, como sendo uma associação simbiótica entre algas e fungos. Apresentamos por meio de imagens, os diferentes tipos destes organismos enfatizando características dos diferentes tipos de talo (crostoso, folioso, fruticoso, escamuloso, dimórfico, filamentoso). Os alunos foram direcionados à rua em frente à escola, para a identificação dos diversos tipos de liquens presentes nas árvores e nos murros. Em outra aula, os alunos foram encaminhados ao laboratório de Ciências da escola para observação das estruturas dos liquens em microscópio óptico. Para isso, foram confeccionadas lâminas com o talo de um líquen coletado anteriormente, para a identificação e demonstração dos tecidos e estruturas do líquen (hifas e algas). Percebemos que os liquens são classificados pelos alunos, como musgos, fungos, bactérias e algas. Nenhum estudante definiu líquen como uma associação entre fungos e algas. Desse modo, podemos perceber por meio da atividade realizada que o ensino de Ciências deve priorizar o diálogo entre professor e aluno, para que o docente conheça as concepções de seus alunos constituídas a partir de suas vivências e cotidiano, servindo de base para a problematização e significação conceitual.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino