EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM JORNADA AMPLIADA NA REDE MUNICIPAL DE ERECHIM/RS

Autores

  • Greicimára Samuel do Nascimento Zick Universidade Federal da Fronteira Sul - Erechim

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem. Educação Integral. Jornada Ampliada. Mais Educação.

Resumo

A pesquisa objetiva identificar os avanços e fragilidades do processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Erechim, após a implementação da proposta do Mais Educação, para verificar os impactos desta política educacional no trabalho pedagógico dos professores e no desenvolvimento integral dos estudantes.Nessa perspectiva busca resposta a problemática: A implantação do Programa Mais Educação nas Escolas Municipais do Município de Erechim têm contribuído para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental?A proposta deste trabalho insere-se numa abordagem qualitativa, classificando-a descritiva e interpretativa, sob a configuração de pesquisa bibliográfica e de campo utilizando entrevista e questionário fechado. O Programa Mais Educação foi instituído no ano de 2007, com a finalidade de fomentar a educação integral de crianças e adolescentes e o município de Erechim iniciou a sua implementação nas escolas municipais no ano de 2010, sendo um grande desafio para as escolas. A partir dos questionários respondidos pelos professores do Ensino Fundamental I e monitores do Programa Mais Educação evidencia-se a falta de compreensão sobre os objetivos e finalidades da proposta da jornada ampliada, o que acaba por gerar uma avaliação negativa e uma resistência em aceitar a proposta. Já as gestoras, nas entrevistas, avaliam o programa Mais Educação como positivo para aprendizagem, mas destacam pontos que precisam ser reavaliados. Nesse sentido, torna-se essencial propor uma formação a todos os envolvidos no processo educativo de cada escola, que promova a discussão e o estudo acerca dos objetivos e funcionamento da jornada ampliada e do programa Mais Educação, bem como, um planejamento participativo para definir ações e estratégias para a sua implementação na escola.Existem avanços na aprendizagem dos estudantes, a distância entre o real e o ideal não está tão longe de ser alcançado, mas um longo caminho ainda precisa ser percorrido para que a proposta do tempo integral alcance os resultados esperados em todas as escolas municipais de Erechim.

 

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem.  Educação Integral.  Jornada Ampliada.  Mais Educação.

Biografia do Autor

  • Greicimára Samuel do Nascimento Zick, Universidade Federal da Fronteira Sul - Erechim
    Greicimára Samuel do Nasciimento Zick é licenciada em Pedagogia Educação Infantil e Gestão Educacional pela Universidade Regional Integrada - URI/Erechim; Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU/Getúlio Vargas; e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Erechim. Atualmente é professora da rede municipal de Erechim/RS.

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Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa