EDUCAÇAO, SAÚDE E MÚSICA: UM RELATO EXTENSIONISTA EM PROL DO VIVER SAUDÁVEL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Simone dos Santos Pereira Barbosa Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
  • Ângela Urio Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
  • Emanuelly Luize Martins Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
  • Luciane Moraes de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
  • Tatiana Xirello Universidade Federal da Fronteira Sul-Chapecó
  • Jeane Barros de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
  • Lisiane da Rosa Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Enfermagem, Música, Educação em Saúde.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência do programa de extensão Educação, Saúde e Música: entrelaçando ações para uma vida saudável na infância e no adolescer, que foi renovado em setembro de 2016 e que possui vigência até dezembro de 2017. O programa é desenvolvido por docentes e acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, que tem como propósito promover a saúde de crianças e adolescentes de um bairro carente através de ações na escola e comunidade. O programa surgiu em 2015 com o intuito de aprimorar o projeto de extensão existente em 2014, denominado, Promovendo a saúde de crianças e adolescente através da música e ações educativas, que deu origem ao Coral Encanto, que é composto por crianças e adolescentes de uma escola pública, localizada num bairro carente de condições econômicas, de lazer, cultura e de informações sobre o viver saudável. O programa compõe dois projetos de extensão: o primeiro tem como objetivo promover a saúde da criança e do adolescente através da música, com realização de ensaios semanais do Coral Encanto, a qual reuni crianças e adolescentes da escola, e teve cerca de 30 coralistas durante o primeiro semestre de 2017. Utiliza-se de um repertorio composto de músicas que ampliam o conhecimento cultural e reflexões sobre respeito, amor, amizade, cidadania, além de criar um vínculo de amizade e trabalho em equipe entre os participantes. Além dos ensaios, o Coral Encanto já se apresentou em diversos locais, oportunizando aos participantes conhecer novos lugares, espalhando música pelo município e região. O programa também integra outro projeto de extensão, que tem como objetivo promover a saúde da criança e do adolescente através de ações educativas em saúde, com ações na escola parceira, a qual visa promover recursos que estimule nos estudantes o autocuidado, abordando temáticas escolhidas pela própria equipe escolar, conforme a necessidade de seus estudantes. Já foram realizadas diversas ações em saúde, com temáticas acerca da gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, entre outros. A organização do agendamento para realização das atividades educativas na escola acontece conforme possibilidades das acadêmicas e docentes da equipe do projeto, em consonância com o cronograma escolar. Através do programa, tem sido possível promover a saúde dos participantes, seus familiares e comunidade em geral, pois a música possui uma linguagem universal, e através do coral tem sido possível visualizar a perda da timidez, a oportunidade de desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e reflexões sobre o viver saudável. Através das ações educativas no espaço escolar, as crianças e adolescentes tem se empoderado de diversas situações de saúde e tornado multiplicadores de informações na comunidade. E para os acadêmicos e docentes envolvidos, o programa tem gerado aprendizado mútuo, trabalho interdisciplinar, publicações de artigos e participação em eventos científicos, surgindo projetos de pesquisa e cultura, proporcionando crescimento no ensino, pesquisa e extensão. Espera-se a continuidade deste programa e de tantos outros, para que surjam ainda mais frutos em prol da promoção da saúde na comunidade.

Biografia do Autor

  • Simone dos Santos Pereira Barbosa, Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
    Acadêmica da 3ªfase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó.
  • Ângela Urio, Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
    Acdêmica da 7ª fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul-Chapecó
  • Emanuelly Luize Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
    Acadêmica da 5ª fase do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal da Fronetira Sul- Chapecó
  • Luciane Moraes de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
    Acadêmica da 3ª fase do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
  • Tatiana Xirello, Universidade Federal da Fronteira Sul-Chapecó
    Acadêmica da 5ª fase do curso de graduação em enfermagem da Universiade Federal da Fronteira Sul-Chapecó
  • Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
    Enfermeira, Doutora em Ciências, Professora do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
  • Lisiane da Rosa, Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó
    Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora substituta do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul-chapecó

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Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura