PROJETO DE EXTENSÃO VIDA DE GESTANTE: PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA GESTÃO FAMILIAR NA GESTAÇÃO

Autores

  • Natália Poletti Rodighero UFFS Passo Fundo
  • Silvane Nenê Portela UFFS Passo Fundo
  • Luana Claudia Mânica UFFS Passo Fundo
  • Carina Andressa Dick UFFS Passo Fundo
  • Roberta Maria da Silva UFFS Passo Fundo

Palavras-chave:

Maternidade, Educação em saúde, Família, Gravidez.

Resumo

O projeto de extensão Vida de Gestante iniciou em abril de 2015 com o objetivo de suprir a demanda local após a observação da falta de conhecimento da população em geral a respeito de toda a temática que envolve tanto a gestação quanto a chegada do recém-nascido. Os dados brasileiros no que tange a adesão ao pré-natal ainda são bastante desanimadores, o que ilustra a importância de uma abordagem diferenciada com este público, a fim de alterar esta realidade. Partindo-se destes dados, planejou-se a criação de um grupo que objetivasse familiarizar as gestantes com temas como: amamentação, tipos de parto, alterações fisiológicas e psicológicas durante a gestação, importância do pré-natal, cuidados com o recém-nascido, além de sanar as dúvidas existentes por parte das participantes. Ao longo do projeto, o público-alvo passou a englobar também os parceiros das gestantes, devido a intensa busca. Foram utilizadas palestras expositivas com recursos de mídia, demonstrações com bonecas, participação de especialistas de diversas áreas (dentista, psicólogo, nutricionista, pediatra) para falarem com maior propriedade a respeito dos temas selecionados e, ao final de cada encontro, um momento de diálogo e exposição de dúvidas e anseios. A primeira edição do grupo de gestantes ocorreu em agosto de 2015 e conteve sete encontros que foram realizados até novembro de 2015. A segunda edição foi de abril a junho de 2016, com quatro encontro de duas horas, totalizando 8 temáticas. Optou-se por manter o formato mais compacto, com menos encontros mas o mesmo número de assuntos, visto que observou-se a desistência de algumas gestantes ao longo dos encontros. A terceira edição ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2016 e a quarta edição ocorreu de abril a maio de 2017. Ao longo destas quatro edições é clara a observação de resultados bastante positivos, com progressivo aumento da busca por parte das gestantes, maior interesse em sanar dúvidas, seja durante os encontros ou após, por meio de redes sociais e, principalmente, maior autonomia e conhecimento por parte das gestantes para saber lidar com as futuras situações que irão se deparar. A repercussão do projeto leva a crer que, até o momento, os objetivos foram alcançados e gera motivação para buscar ainda melhores resultados para as edições futuras.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

TILL, S. R.; HAAS, D. M. Incentives for increasing prenatal care use by women in order to improve maternal and neonatal outcomes. Cochrane Database of Systematic Reviews, v.6, p.46-52, 2015.

HODGINS, S.; TIELSCH, J.; RANKIN, K. (2016). A new look at care in pregnancy: simple, effective interventions for neglected populations. Plos One, v. 11, n. 8, p.1-6, 2016.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Extensão e Cultura