RELATO DE INTERVENÇÃO DE FILOSOFIA DA ARTE
Palavras-chave:
Filosofia da Arte. Movimentos artísticos. Ensino de FilosofiaResumo
Esta exposição tem a finalidade de relatar a intervenção de Filosofia da Arte realizada com os alunos do primeiro ano da E.E.B. Tancredo Neves. A intervenção foi pensada em resposta ao desempenho insatisfatório dos alunos durante a primeira intervenção que realizamos com a turma. Teve como objetivo apresentar os principais conceitos filosóficos sobre a arte a partir de alguns movimentos estilísticos, embasado em um panorama histórico. Visamos também estimular a autonomia dos estudantes na pesquisa de conceitos filosóficos, assumindo o papel de mediadores do processo de ensino-aprendizagem. Á vista disso, apresentamos os movimentos artísticos de uma forma lúdica com o intuito de trazer aos estudantes o interesse pelo saber dentro da filosofia da arte, tornando a linguagem acessível sem perder o rigor filosófico. A atividade foi desenvolvida ao longo do mês de junho de 2017 e para isso utilizamos algumas estratégias. A primeira, foi a sensibilização com a oficina intitulada “O que é arte?”, que consistia na apresentação e análise de obras de vários movimentos artísticos, problematizando o conceito de arte e os critérios estéticos que os alunos elencaram durante o debate. A segunda estratégia foi a divisão dos alunos em grupos onde cada um ficaria responsável por um movimento artístico. A atividade teve como resultado a apresentação de seminários, trabalhos escritos e a confecção de releituras de obras que foram escolhidas pelos alunos como representantes dos movimentos trabalhados. Ao fim, nossos objetivos foram alcançados pois os alunosDownloads
Publicado
15-12-2017
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.